Agência Sebrae
São Paulo – Operadores de 66 empresas de oito países da América do Sul – Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador – participaram, nesta segunda-feira (5) pela manhã, da Rodada Internacional de Negócios em Turismo, no 2º Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo. O encontro envolveu também 31 operadoras nacionais. Durante três horas, cada uma das operadoras brasileiras fez entre 10 e 12 agendas com os operadores da América do Sul.
Promovida pela Braztoa, Infraero e Embratur, a Caravana Brasil levou os 66 operadores estrangeiros, divididos em oito grupos, a sete destinos brasileiros – Ceará, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. A viagem, que começou no dia 30 de maio, terminou nesta segunda-feira (5) no Salão de Turismo. Os visitantes estrangeiros foram recebidos no domingo (4) à noite em São Paulo com uma festa de confraternização no Terraço Itália – cartão postal da cidade.
Ouvidos pela Agência Sebrae de Notícias, a maioria dos operadores internacionais considerou importante a Rodada Internacional de Negócios e surpreendeu-se com os novos destinos oferecidos. Segundo Luciana Crocci, da Freeway de São Paulo, os operadores estrangeiros já conheciam os destinos promovidos pelo Brasil no exterior, como Pantanal, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, mas surpreenderam-se com roteiros como os Lençóis Maranhenses, Japalão (GO) ou Belém do Pará.
“Atendi gente da Bolívia, Uruguai, Chile e Peru. Os primeiros questionamentos são em relação aos destinos de praia, mas, quando mostrei as outras opções, eles ficaram entusiasmados”, afirmou Luciana.
Para Sonia Abraão da Expo Brasil, também de São Paulo, o produto ‘Golf’ foi uma das grandes surpresas. “Muitos não imaginavam que o Brasil tem condições de receber turistas apenas interessados em jogar golf”. A Expo Brasil é uma empresa filiada à Internacional Association of Golf Tour Operators e opera produtos em Angra dos Reis, Costa do Sauípe, Curitiba, Ilha de Comandatuba, Foz do Iguaçu, entre outros.
Lara Bourguignon, sócia da Operadora Milênio, do Rio de Janeiro, não se conformou com o desconhecimento dos sul-americanos em relação ao Brasil. “A maioria conhece a cidade do Rio, mas, pode parecer incrível, para eles o Brasil não tem montanhas. Falamos de Petrópolis e eles ficaram encantados e surpresos”. Lara elogiou o trabalho realizado pelo Sebrae desde a última sexta-feira (2), com as Rodadas Nacionais de Negócios no Salão de Turismo. “É um trabalho de aproximação muito importante, que deve crescer e ser incentivado”.
Entre os operadores estrangeiros, o colombiano Ricardo Herrera, da Gama Mercadeo, de Bogotá, era um dos mais entusiasmados. Herrena viajou à região Sul e gostou muito do que viu. Considerou a cidade de Curitiba organizada, limpa e muito atraente do ponto de vista cultural. Reclamou, no entanto, das altas tarifas aéreas que, segundo ele, dificultam muito o aumento do turismo colombiano ao Brasil.
Apesar das dificuldades, ele disse que estava entusiasmado e voltará a Bogotá com muitas idéias de pacotes turísticos para o Brasil. “Principalmente, Foz do Iguaçu. O lado brasileiro é muito mais bonito do que o lado argentino. Infelizmente, os colombianos preferem viajar para a Argentina do que para o Brasil devido às altas tarifas aéreas. Mas, queremos mostrar a eles que as viagens de férias ao Brasil podem ser muito boas”.
De acordo com Jurema Monteiro, gerente de Apoio à Comercialização da Embratur e responsável pelo projeto Caravana Brasil, mais 23 operadores da Europa, Estados Unidos e África do Sul estão viajando nesta segunda-feira (5) a convite do governo brasileiro, da Braztoa e da Infraero para conhecer novos destinos no Brasil. “Essas viagens são parte da estratégia de promoção turística do País e acontecerão rotineiramente”.

