São Paulo – Estudantes de seis países árabes podem se candidatar a cursar graduação gratuitamente no Brasil em 2022. As inscrições estão abertas para o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que possibilita que estrangeiros de nações com as quais o Brasil tem cooperação, preferencialmente em desenvolvimento, estudem em universidades do País. Cidadãos de 68 nações da África, América Latina, Caribe, Ásia, Oceania e Europa podem se candidatar, entre eles da Argélia, Egito, Líbano, Marrocos, Síria e Tunísia.
As inscrições estão abertas até o dia 20 de julho deste ano. Para se candidatar é preciso ter concluído ou estar no último ano do curso correspondente ao Ensino Médio no Brasil em algum país dentre os listados e se apresentar na embaixada ou consulado brasileiro para realizar a inscrição. O estudante não pode ser cidadão brasileiro, mesmo que detentor de dupla cidadania, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação do Brasil, que leva o programa adiante juntamente com o Ministério das Relações Exteriores.
Também são requisitos ser cidadão e morar no país participante da PEC-G, ter 18 anos completos, possuir Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) ou, se for de país onde não há aplicação do Celpe-Bras, fazer exame de idioma no Brasil após concluir curso de português para estrangeiros. Entre outras exigências, o estudante precisa provar que tem meios para se manter financeiramente durante o estudo. O PEC-G não oferece bolsa, somente o estudo gratuito. O resultado final da seleção sai em 29 de outubro de 2021.
Uma série de documentos precisam ser apresentados na embaixada ou consulado no momento da inscrição (confira no edital abaixo). O Ministério da Educação recomenda que o candidato se informe sobre as instituições de ensino que oferecem o curso pretendido no Brasil antes de procurar o órgão diplomático e que o estudante também procure saber o horário e as condições de atendimento do mesmo, que podem ter sido alterados em função da pandemia.
Os cursos oferecidos são cerca de 300 e entre as universidades brasileiras que participam estão a Universidade de Brasília (UnB) (foto acima), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade da Amazônia (Unama), a Universidade de São Paulo (USP), A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em uma lista de mais de 100 instituições.
Acesse aqui o edital 2022 e a lista de universidades participantes do PEC-G.