São Paulo – Um grupo de 11 alunos dos cursos de Administração, Engenharia, Economia e Relações Internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), de São Paulo, parte nesta sexta-feira (10) para uma missão estudantil aos Emirados Árabes Unidos. O objetivo da viagem é preparar os estudantes para futuras viagens que eles farão como profissionais.
Acompanhados por um professor, os universitários vão visitar empresas brasileiras instaladas no país, como a Odebrecht, Perdigão e Marcopolo, e as árabes Dubal, fabricante de alumínio, Damac Holding, incorporadora imobiliária, e a Masdar, responsável pelo projeto de cidade com emissão zero de carbono. “Não estamos viajando a passeio. A seriedade e o comportamento de cada aluno será cobrado durante toda a missão, que tem duração de sete dias”, afirmou Luiz Alberto Machado, vice-diretor da Faculdade de Economia, em nota divulgada pela FAAP.
Além das empresas, os alunos também vão conhecer instituições governamentais, a infra-estrutura local, o emirado de Abu Dhabi, que é a capital, a zona franca de Jebel Ali e o Centro de Negócios de Dubai, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Como preparação para a missão, os alunos passaram por um treinamento em setembro. Eles também fizeram prova de inglês, estudos sobre o país árabe e aprenderam sobre diferenças de hábitos, costumes e cultura.
De acordo com Machado, a seleção dos alunos foi feita por avaliação de currículo e carta de intenção. Foi verificado ainda o perfil empreendedor do estudante, tendo em vista que a programação é simular uma missão empresarial ou diplomática. A avaliação da missão será feita pelos professores que vão acompanhar o grupo. Os relatórios diários dos universitários serão publicados em um blog no portal da FAAP (www.faap.br).
Estados Unidos
No mesmo dia que um grupo sai para Dubai, outros 14 alunos dos mesmos cursos partem para uma missão a Nova York com o mesmo objetivo. Nos Estados Unidos, os estudantes vão visitar a Bolsa de Valores de Nova York, o Conselho das Américas, a Universidade de Columbia e Washington. Também vão se reunir na Organização das Nações Unidas (ONU), no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Fundo Monetário Internacional (FMI) e em diversas outras instituições e empresas.

