São Paulo – A companhia aérea Etihad Airways, de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, registrou aumento de 41% no número de passageiros transportados no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período em 2007. A informação foi divulgada pelo site árabe de notícias MENA Report.
A meta da linha aérea é transportar 6 milhões de passageiros até o fim do ano. Foram 2,8 milhões de passageiros transportados nos seis primeiros meses de 2008, contra cerca de 2 milhões entre janeiro e junho de 2007.
A Etihad teve também o dia de maior movimento de sua história na sexta-feira, 29 de junho, quando 19.709 clientes voaram pela companhia.
A linha aérea, que atende a 45 destinos, registrou uma média de ocupação de assentos de 73% entre 01 de janeiro e 30 de junho de 2008. A porcentagem representa aumento de 9% na taxa de ocupação.
A Etihad Airways pretende aumentar sua frota de aeronaves das atuais 37 para 45 até o final do ano. No segundo semestre, a linha aérea deverá inaugurar vôos sem escalas de Abu Dhabi para cinco novos destinos.
Apesar da alta no preço dos combustíveis e da desaceleração econômica em parte da Europa e das Américas, a Etihad "não registrou redução na demanda, e a quantidade de reservas está acima do nível esperado", disse James Hogan, CEO da companhia.
No primeiro semestre de 2008, a Etihad Crystal Cargo, divisão de transporte de cargas da linha aérea, também registrou um desempenho recorde. No período, a empresa transportou mais de 127 mil cargas, aumento de 22% comparado ao mesmo período em 2007. Foram mais de 100 mil toneladas transportadas, ainda segundo a MENA Report.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

