São Paulo – A Etihad Airways, empresa aérea de Abu Dhabi, e a Embraer anunciaram nesta terça-feira (23) que a subsidiária Etihad Flight College (Escola de Pilotos da Etihad) comprou quatro aviões do modelo Phenom 100E produzidos pela indústria brasileira. Além destes modelos, que começarão a ser entregues no primeiro trimestre de 2016, há a opção de compra de mais três aviões como estes. Se todas as opções forem exercidas, o negócio poderá chegar a US$ 30 milhões, conforme o preço de tabela dos aviões.
Os jatos serão utilizados pelos profissionais treinados na escola de pilotos da companhia, que depois poderão pilotar aeronaves maiores utilizadas em rotas de curta e longa distância. No documento divulgado pela fabricante, o presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, Marco Túlio Pellegrini, afirmou que este avião é ideal para o treinamento de pilotos de jatos devido ao desempenho e custo operacional, entre outros fatores.
Os aviões comprados da Embraer irão se juntar a uma frota de 16 aeronaves da escola de pilotos da Etihad. Dez delas são modelos da fabricante Cessna, e seis, da Diamond. Estes modelos não são equipados com motor a jato, como o Phenom. O avião da Embraer pode voar a uma altitude de até 12,5 mil metros, tem autonomia para até 2.182 quilômetros sem abastecer e transporta quatro passageiros.
Segundo informações da Etihad, a escola de pilotos da empresa fica na cidade de Al Ain, emirado de Abu Dhabi, e pode treinar até 120 cadetes por ano.


