São Paulo – A Etihad Airways ainda não começou a voar para São Paulo, mas já pensa em expandir sua presença na América do Sul a partir de 2013 afirmou nesta sexta-feira (14), o presidente e CEO da companhia, James Hogan, durante o evento em que a empresa anunciou oficialmente que irá voar entre Abu Dhabi e São Paulo a partir de 1º de junho do próximo ano. Ele também disse que a companhia não deverá abaixar muito os preços das passagens para competir com as outras empresas áreas que voam para o Oriente Médio.
A empresa já está negociando parcerias com outras companhias aéreas estabelecidas na América do Sul. Além disso, disse Hogan, a companhia também irá procurar operar para outras cidades na América Latina. "Nós temos outras cidades da região em vista, mas é preciso garantir aeronaves cheias", disse o CEO. Hogan disse que São Paulo foi escolhida para o começo das operações na América do Sul porque tem mais condições de garantir voos com grande quantidade de passageiros e de bagagens.
"Olhamos para todos os segmentos [da economia] e São Paulo tem os melhores números [nestes segmentos]. Queremos encher o avião com carga e passageiros e esta cidade oferece a chance de atingirmos nossa meta", disse Hogan. Ele afirmou que a empresa está investindo "milhões" nesta rota e que são necessários três anos para que esse investimento dê retorno financeiro à empresa. A Etihad espera que os voos entre Abu Dhabi e São Paulo tenham taxa de ocupação média entre 78% e 80%.
A companhia de Abu Dhabi tem autorização para voar para o Brasil desde 2010, mas só agora chega ao País, disse Hogan, porque a empresa criada há nove anos precisava primeiro se estabelecer no Oriente Médio, depois na Austrália, Ásia, Europa e Américas. Essa expansão também tem relação com o aumento da frota da companhia. Hoje a empresa tem 67 aviões. A meta é chegar a 156 em 2020.
Para o Brasil, a empresa irá voar com um Airbus A340-600. O avião de dois corredores terá capacidade para 12 assentos na primeira classe, 32 na executiva e 248 na classe econômica. Serão 4.088 assentos por semana, além de espaço para transportar aproximadamente 100 toneladas de carga por semana para a América do Sul. O voo com destino a São Paulo partirá de Abu Dhabi às 9h45 locais e pousará em Cumbica às 17h55. A duração prevista é de 15 horas. Já o voo que partirá de São Paulo deixará a capital paulista à 0h35 e chegará à Abu Dhabi às 20h20 locais, em um trecho de aproximadamente 14 horas.
A empresa afirmou que o preço das passagens é um "balanço" entre qualidade e oferta e que aposta no seu serviço de bordo para conquistar os passageiros. "Nossas pesquisas mostram que os passageiros repetem a experiência de voar conosco", disse Hogan. Segundo o vice-presidente da Etihad para a América do Sul e gerente geral no Brasil, Juan Torres, o site da empresa em português deverá entrar em operação no fim de fevereiro. A operação local, disse Torres, terá cerca de 20 funcionários. Eles se juntarão a outros brasileiros que já trabalham como comissários e pilotos da Etihad.

