São Paulo – A Etihad Airways, companhia aérea de Abu Dhabi, bateu recorde de passageiros em 2013, transportando quase 12 milhões de pessoas no último ano, cerca de 16% a mais que em 2012. O volume de cargas transportado pela empresa também foi o maior de sua história, com 486.753 toneladas, 32% a mais que no ano anterior.
“Nossos números recordes em 2013 refletem o sucesso contínuo de nosso plano estratégico, que foca em três pilares fundamentais: crescimento orgânico da rede, o estabelecimento de parcerias de compartilhamento de voos e investimentos menores em ações de outras companhias aéreas”, destacou James Hogan, presidente e CEO da Etihad, em nota divulgada pela empresa.
Bangkok foi a rota mais cheia da companhia aérea em 2013, com um total de 742.759 passageiros voando para a capital tailandesa, 7% a mais que em 2012. A segunda linha mais ocupada foi a de voos para Manila, nas Filipinas, com 547.068 pessoas, seguida de Londres (544.564 passageiros), Jeddah (373.651) e Paris (338.969).
A Etihad foi responsável pelo transporte de 73% dos mais de 16,4 milhões de passageiros que viajaram pelo aeroporto de Abu Dhabi em 2013. Segundo a companhia, se forem considerados os voos operados por empresas nas quais ela possui participação acionária, este total sobe para 79%.
No ano passado, a Etihad adicionou seis novas cidades em suas rotas de voo, incluindo São Paulo, em junho. Além da capital paulista, Washington, Amsterdam, Belgrado, Ho Chi Minh e Sana’a também passaram a ser atendidas pela companhia.
Em 2013, a empresa também aumentou seus acordos de compartilhamento de voo, incluindo as companhias Kenya Airways, Air Serbia, South African Airways, Belavia, Korean Airlines, Air Canada e airBaltic. Com estes novos acordos e com o investimento em ações em outras companhias, a Etihad ganhou mais de 1,8 milhão de passageiros em seus voos.
Sobre o crescimento no volume de cargas, a companhia destaca que isso se deve ao aumento de capacidade nos voos cargueiros e de mais cargas transportadas nos voos de passageiros. Os mercados com maior demanda de carga foram China, Hong Kong e Índia.


