São Paulo – Em julho deste ano, a empresa aérea Etihad apresentou o maior movimento de passageiros desde que entrou em operação, há cinco anos. No mês, voaram nas aeronaves da companhia de Abu Dhabi um total de 616 mil passageiros, aumento de 9% na comparação com julho de 2008, segundo matéria do site árabe de notícias Menareport.com.
O pico de movimento ocorreu no dia 31, quando a empresa transportou 21.640 passageiros, uma taxa de ocupação de 90,3%, outro recorde para a empresa. Na última semana de julho, a Etihad transportou em média 20,5 mil passageiros por dia.
No mês, os 900 vôos semanais da Etihad (expansão de 21% nos últimos 12 meses) apresentaram taxa de ocupação de 88% em todas as classes: primeira, executiva e econômica. Para o CEO da empresa aérea, James Hogan, o recorde demonstra que, apesar da crise, a Etihad continua atraindo grandes volumes de passageiros para os 50 destinos que serve.
"Apesar de acreditarmos que julho seria um mês de movimento elevado, estamos felizes por termos quebrado nossos recordes anteriores, especialmente na última semana do mês, quando transportamos mais de 20,5 mil passageiros por dia", declarou Hogan, acrescentando que a empresa espera seguir o ritmo de crescimento até o final do ano.
Os vôos da Etihad para a Ásia, Pacífico e também América do Norte foram os que apresentaram os melhores resultados em julho, com taxa de ocupação de mais de 86%. Já nos vôos para a Europa a taxa de ocupação foi de 82% e, nos vôos para o Oriente Médio, de 77%.
Em junho, a Etihad passou a voar a três novos destinos: Larnaca, no Chipre, Atenas, na Grécia, e Istambul, na Turquia. Nos próximos meses a empresa deve passar a voar para Chicago, nos Estados Unidos, e Cidade do Cabo, na África do Sul.
Outro dado positivo para a Etihad, em julho, foi que 90% de seus vôos partindo do Aeroporto de Abu Dhabi decolaram com atraso máximo de 15 minutos. Este resultado representa uma melhora de cinco pontos percentuais na comparação com igual período em 2008, apesar do aumento no número de vôos operados pela empresa.
Estrutura
A Etihad opera atualmente uma frota de 44 aeronaves, segundo a página de internet da empresa, sendo 36 Airbus. Ela também tem cinco aeronaves Boeing 777 e três cargueiros. Este ano a empresa deve receber oito novas aeronaves.
*Tradução de Mark Ament

