Abu Dhabi – Em 2008, a companhia aérea Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, transportou mais de 6 milhões de passageiros, 34% a mais do que no ano anterior. A taxa de ocupação de assentos nos vôos da Etihad cresceu de 68% para 75%.
Também no ano passado, seu quinto ano de operação, a companhia recebeu nove novas aeronaves, o que ampliou sua frota para 42 aviões. Ela ainda fechou encomendas de até 205 aeronaves das fabricantes Airbus e Boeing, no valor de US$ 43 bilhões.
A Etihad inaugurou vôos para seis novas rotas em 2008: Pequim, Minsk, Almaty, Kozhikode, Chennai e Moscou. Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Etihad transportou 20.937 passageiros, um recorde diário para a companhia.
"Apesar do impacto da crise financeira global, a Etihad teve um desempenho excepcionalmente bom em 2008 e cumprimos nossa meta de transportar mais de seis milhões de passageiros", disse o CEO da Etihad Airways, James Hogan.
"A Etihad agora tem uma rede de 50 destinos no mundo todo, com uma taxa de ocupação de assentos de 75%, o que é um feito impressionante em apenas cinco anos de operações. Também vale salientar o papel central da Etihad no crescimento de Abu Dhabi, à medida que o emirado se transforma em uma capital global para negócios e turismo", afirmou.
Em 2008, a companhia aérea registrou taxa de ocupação de 77% na classe econômica. Nos vôos para a região da Ásia e Pacífico, a ocupação dos assentos na classe econômica foi de 84%. A média de ocupação de assentos na classe executiva no ano passado foi de 63%. Nos vôos para destinos europeus, a taxa foi de 73%.
A companhia de Abu Dhabi emprega mais de 7 mil trabalhadores de 121 nacionalidades diferentes. A maioria reside e trabalha no emirado. Desse total, 2,9 mil são membros da tripulação e 755 são pilotos.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

