São Paulo – A companhia aérea Etihad vai trocar os motores de alguns de seus aviões Airbus A330 para reduzir os gastos com combustível, o consumo das aeronaves e a emissão de poluentes. De acordo com a revista Arabian Business esta é uma tentativa da empresa de diminuir impactos provocados pelo atraso na entrega dos novos Boeing 787 Dreamliner. A Etihad, que é a companhia aérea de Abu Dhabi, tem 35 destas aeronaves encomendadas com o fabricante norte-americano, que atrasou a entrega do modelo.
O 787 Dreamliner foi projetado para transportar entre 230 e 300 pessoas em voos de longa distância. Em comparação com o Boeing 767, que tem tamanho similar, este modelo consome 20% a menos de combustível. A empresa planejava que o 787 entraria em operação em 2008, mas o projeto atrasou e a primeira aeronave deste modelo só foi entregue neste ano, para a Air Nippon Airways, do Japão.
A Etihad deverá trocar motores de 15 aeronaves da frota de 18 A330 que possui. A medida deverá reduzir em 10 mil toneladas por ano a emissão de dióxido de carbono e economizar o equivalente a um milhão de galões de combustível anualmente. Em nota, o chefe de operações da Etihad, Richard Hill, afirmou que a atualização dos motores deverá acarretar em economia de US$ 170 mil por ano por aeronave.

