Agência Brasil
Miami – O representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Zoellick, anunciou nessa terça-feira, o início das negociações para um acordo de livre comércio com os países andinos, com exceção da Venezuela, durante as reuniões de Miami que discutem a Área de Livre Comércio das Américas (Alca).
"Comunicarei ao Congresso dos Estados Unidos a intenção de iniciar negociações para um acordo de livre comércio com o Equador, Bolívia, Peru e Colômbia", disse Zoellick, em uma entrevista coletiva junto com os ministros do Comércio desses países. A Venezuela não foi mencionada.
Zoellick garantiu que planeja começar as conversações para chegar a um acordo bilateral com Peru e Colômbia já no segundo trimestre de 2004. "Os Estados Unidos estão comprometidos com a criação de uma economia integrada e há vários caminhos. A Alca não é o único", disse.
Zoellick explicou que os países andinos incluídos nessas negociações seriam aqueles que já fazem parte do Acordo de Preferências Tarifárias Andinas, da sigla em inglês ATPA.
O representante dos Estados Unidos disse ainda que os acordos são ambiciosos, na medida em que incluem assuntos que interessam a Washington como propriedade intelectual e liberação de serviços, retirados da agenda de discussões da Alca, em Miami, como parte de um pacto entre Brasil e Estados Unidos.
Os ministros dos países andinos incluídos nas negociações concordaram que o aumento da liberação do comércio com os Estados Unidos ajudará a reduzir a pobreza e o desemprego em seus países.