Emirates News Agency
Washington – Os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos assinaram um acordo quadro de comércio e investimento (TIFA – sigla em inglês). O acordo foi assinado nos Estados Unidos pelo Representante Comercial dos EUA, Robert B. Zoellick, e pelo Ministro das Finanças e da Indústria dos Emirados, Mohammed Khalfan bin Kharbash.
O TIFA criará um fórum para que ambos os países estudem formas de aumentar o comércio e investimentos bilaterais. "O acordo assinado hoje é um importante passo criando para os Estados Unidos boas opções de exportação para os Emirados Árabes, um dos 30 maiores mercados para o país," explicou Zoellick.
"Simultaneamente, maior comércio com os Estados Unidos ajudará o país árabe em sua atual diversificação da economia. Este acordo solidifica o relacionamento econômico entre os dois países, complementando a forte parceria contra o terrorismo," informou a assessoria de imprensa do Representante Comercial.
O TIFA cria um Conselho Conjunto para analisar uma série de assuntos comerciais e princípios básicos ao relacionamento comercial e de investimento entre os países. O conselho irá estabelecer diálogo permanente, focando a ampliação do comércio, resolvendo assuntos comerciais, e ampliando o relacionamento bilateral.
Em 2003, os Estados Unidos exportaram US$ 3,5 bilhões em mercadorias para os Emirados, incluindo maquinário, aviões, veículos, equipamentos óticos e médicos, animais vivos, e nozes. Os Estados Unidos importaram US$ 1,1 bilhão em mercadorias no período, incluindo combustíveis minerais, e produtos de tecelagem.
O Embaixador dos Emirados nos Estados Unidos, Al Asri Al Dhaheri, classificou este acordo como um marco no forte relacionamento entre ambos os países.

