Emirates News Agency
Amã (Jordânia) – O ministro de Águas e Irrigação da Jordânia, Hazem Al Nasser, e o representante dos Estados Unidos em Amã, David Hale, assinaram nesta terça-feira um acordo para financiamento de um projeto de distribuição de água na cidade portuária de Ácaba, no golfo de Ácaba.
Pelo convênio, a Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID) arcará com US$ 17,5 milhões do custo da construção e gerenciamento de um sistema para melhoria do manejo de água na cidade. O investimento total previsto neste projeto é de US$ 20,2 milhões.
O convênio, que vai até 2025, inclui melhorias no fornecimento, armazenamento e distribuição de água em Ácaba, que está em constante crescimento. O projeto também resultará na redução de perda de água no sistema de distribuição e coleta.
Foram assinados também outros dois acordos com o diretor regional da Agência Alemã para Cooperação Técnica (GTZ), Michel Hawerz. O primeiro destes acordos é para implementar, nos próximos três anos, a primeira fase de um programa para melhorar o manejo dos recursos hídricos e fornecer informações precisas e atualizadas sobre estes recursos. É um projeto sendo desenvolvido em conjunto pelo Ministério das Águas, a Empresa de Águas da Jordânia e a Administração do Vale do Jordão. O empréstimo é de 2,4 milhões de euros, segundo informou Nasser.
O segundo projeto envolve o financiamento de 900 mil euros para completar a quinta fase de um empreendimento para distribuição de água na cidade.

