São Paulo – A União Europeia ajudará a Líbia a garantir a segurança das suas fronteiras. O bloco assinou acordo com o país árabe na última semana e colocará à disposição do governo profissionais especialistas no assunto, além de equipamentos necessários, segundo afirmou Peter Goldoch, chefe de uma missão realizada pela UE a Trípoli na última semana.
Nos próximos dias, peritos europeus já devem deslocar-se à Líbia para executar os programas definidos, que englobarão gestão, segurança e proteção de divisas. Na visita ao país árabe, Goldoch encontrou-se com o primeiro-ministro, Ali Zeidan, o ministro da Defesa, Mohammed Mahmoud Al-Bargati, além de representantes do Ministério de Relações Exteriores.
A Líbia tem quatro mil quilômetros de fronteiras terrestres, além de dois mil quilômetros de fronteiras marítimas no Mediterrâneo. O país é considerado local de trânsito de imigrações clandestinas, o que a UE vem combatendo. As informações são da Agência Líbia de Notícias e foram publicadas na agência Panapress.

