São Paulo – A Associação Cultural Brasil-Líbano irá celebrar o aniversário de 135 anos do nascimento de um dos mais consagrados escritores e pintores do mundo árabe, Gibran Khalil Gibran. A abertura do evento ocorrerá no Teatro Sesi, na avenida Paulista, 1313, às 20h30 do dia 12 de junho, com a exibição de um documentário curta-metragem de 15 minutos sobre a trajetória do artista, além de uma palestra com a professora e filósofa especializada na obra de Gibran, Lúcia Helena Galvão, de Brasília.
Entre junho e agosto, haverá uma exposição da obra literária e artística de Gibran, com livros seus em diversos idiomas e reproduções de suas pinturas (como a da foto acima) em fotografias ampliadas, além de documentos e cartas pessoais. A exposição trará também fotos do Vale do Kadisha, região de Becharre, no Líbano, onde Gibran viveu. O vale é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ele inspirou obras do libanês e atrai até hoje turistas de todo o mundo.
A exposição gratuita e aberta ao público será itinerante por três estações do metrô de São Paulo: República, de 10 a 30 de junho, Paraíso, de 10 a 31 de julho, e Luz, de 10 a 31 de agosto. O Espaço Cultural do Conjunto Nacional, na avenida Paulista, irá também expor as obras, de 04 a 15 de junho.
A realização do evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Comitê Nacional Gibran, do Museu Gibran, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, do Ministério do Turismo do Líbano e da Caixa Econômica Federal.
A Caixa Econômica Federal fará um bilhete da Loteria Federal com estampa alusiva à data, e o evento passará a fazer parte da agenda cultural de São Paulo.
Gibran
O artista multitalentoso nasceu no Líbano em 6 de janeiro de 1883 e era filósofo, poeta, ensaísta e romancista, e foi consagrado como um dos mais importantes escritores e pintores do século 20. Seu livro mais vendido é “O Profeta” (1923), considerado uma das 100 obras literárias mais importantes do mundo. Ele morreu em 10 de abril de 1931, em Nova York.
Serviço
Solenidade de abertura – Teatro Sesi
Avenida Paulista, 1313
12 de junho – 20h30
Gratuito
Exposição Khalil Gibran
Espaço Cultural do Conjunto Nacional – 4 a 15 de junho (Av. Paulista, 2073)
Estações do Metrô de São Paulo
República – 10 a 30 de junho
Paraíso – 10 a 31 de julho
Luz – 10 a 31 de agosto
Gratuito