São Paulo – O comitê feminino da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o WAHI – Mulheres que Inspiram, vai promover um evento virtual na próxima segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, para reunir árabes e brasileiras. O webinar terá como palestrantes uma palestina e uma líbia, mulheres que ocupam papéis de liderança e de protagonismo nas comunidades e nos países em que vivem. As inscrições para participar estão abertas.
Dividirá suas experiências no evento “Mulheres Árabes que Inspiram” a líbia Hala Bugaighis, fundadora de um think tank que trabalha pelo desenvolvimento e a inclusão econômica das mulheres em seu país e que criou uma incubadora de negócios femininos em Trípoli. Também falará como convidada especial Maysoun Odeh, empreendedora palestina que criou a Nisaa FM, uma estação de rádio voltada para mulheres no seu país, iniciativa pioneira e premiada internacionalmente.
A presidente do WAHI conta que o grupo viu no Dia Internacional da Mulher uma oportunidade para aproximar árabes e brasileiras, o que é justamente a missão do comitê. “Vamos contar com a presença de mulheres líderes de projetos que estimulam o desenvolvimento social de outras mulheres nos países árabes”, disse Alessandra Frisso, diretora da H2R, instituto de pesquisas associado da Câmara Árabe.
Alessandra conta que um dos objetivos do evento, assim como do WAHI, é mostrar a relevância internacional deste tema, desmistificar o papel da figura feminina no mundo árabe e mostrar que assim como as brasileiras, as árabes estão trabalhando em prol da maior participação das mulheres em suas sociedades. “Sabemos de projetos incríveis que elas estão tocando por lá, assim como esses que a Hala e a Maysoun vão apresentar no webinar. Há muitas mulheres na liderança em setores diversos nos países árabes”, relata Alessandra.
O WAHI vive neste ano o seu primeiro Dia Internacional da Mulheres, já que o grupo foi criado em julho do ano passado. Em 2020, o comitê promoveu uma série de ações, como atividades de integração com outros grupos de mulheres, promoção de debates sobre a questão feminina no Brasil e mundo árabe e colaboração em iniciativas da Câmara Árabe, como a campanha de ajuda humanitária ao Líbano.
Leia mais sobre o WAHI: Câmara Árabe cria comitê de mulheres
O objetivo do comitê é fazer com que mulheres árabes e brasileiras se conheçam, troquem experiências nas suas áreas de atuação e até façam negócios entre si. O nome WAHI no idioma árabe significa “inspiração” e suas letras formam Women’s Achievements High Inspiration. O webinar da próxima semana é o pontapé da agenda de 2021.
O evento virtual será aberto por Alessandra Frisso e terá a participação das outras integrantes da diretoria do WAHI, a historiadora Silvia Antibas, que também diretora cultural da Câmara Árabe, e a engenheira Claudia Yazigi Haddad, também diretora da Câmara Árabe. A gerente de Relações Institucionais da entidade, Fernanda Baltazar, vai moderar os debates.
O webinar começa às 9 horas pelo horário de Brasília (16h em Dubai) e tem previsão de duração de uma hora e meia. Haverá tradução simultânea para o português e o inglês. As participantes poderão fazer perguntas às palestrantes. O evento é gratuito.
Serviço:
Webinar “Mulheres Árabes que Inspiram”
Dia 8 de março, das 9h às 10h30
Evento na plataforma Zoom
Tradução para inglês e português
Inscrições gratuitas aqui