São Paulo – Um momento online especial vai marcar o Dia Nacional da Comunidade Árabe nesta quinta-feira (25). A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Casa Árabe reunirão especialistas para um bate-papo sobre a presença dessa comunidade no Brasil, no qual mostrarão histórias de árabes e descendentes que deram importantes contribuições ao País e de pessoas que foram influenciadas pelos árabes em suas trajetórias.
O encontro online “Imigração Árabe: História, Legado e Influência” ocorrerá às 19 horas, é gratuito e tem inscrições abertas. Vídeos com depoimentos serão permeados por conversas entre lideranças da Câmara Árabe e convidados. Na foto acima, um exemplo da miscigenação brasileira, que inclui os árabes.
O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, afirma que em função do cenário de pandemia, a instituição não está fazendo festa, mas apenas marcando de alguma maneira a data para a comunidade árabe e também para os não descendentes. “É hora de mostrar que é preciso ter consciência comum e união, que isso leva a uma construção muito boa”, afirma Hannun sobre os resultados da integração dos árabes ao Brasil. Segundo ele, neste momento difícil que o mundo vive, a união e a consciência comum também podem levar a uma saída para todos.
O encontro virtual será dividido em três momentos. O primeiro trará um breve apanhado sobre a história da imigração árabe e do Dia Nacional da Comunidade Árabe, além da apresentação dos principais dados de uma pesquisa do instituto H2R e Ibope Inteligência a respeito do tamanho dessa colônia e sua inclusão no Brasil. Hannun afirma que a pesquisa mostrou que os árabes e seus descendentes estão distribuídos pelo Brasil todo e que por ser virtual, o evento do dia 25 de março poderá ser acompanhado em qualquer região do País.
Leia também:
- Câmara Árabe e Usek dão andamento a projeto sobre imigração
- Casa Árabe tem versão digital anunciada
- Brasil faz novos envios de doações ao Líbano
A comunidade árabe brasileira será chamada a enviar seus registros pessoais da imigração, seja em documento, fotos, cartas e outros, para o Projeto de Digitalização da Memória da Imigração Sírio e Libanesa no Brasil. A iniciativa é levada adiante pela Câmara Árabe em parceria com a Universidade Saint Esprit de Kaslik (Usek), do Líbano, com o objetivo de documentar e digitalizar a história dessa imigração ao Brasil.
Força solidária
Um segundo bloco do webinar vai apresentar a força solidária que une brasileiros e árabes. Na pandemia, ocorreram pelo menos dois momentos de grande solidariedade, um deles quando a comunidade árabe brasileira, orquestrada pela Câmara Árabe, doou equipamentos de proteção e insumos para hospitais para o combate à pandemia. O outro momento foi quando houve a explosão no Porto de Beirute e a comunidade árabe e brasileira, também com o protagonismo da Câmara Árabe e outras entidades, se mobilizou para enviar ajuda humanitária ao Líbano.
O webinar será encerrado com o tema da influência árabe na trajetória de brasileiros sem ascendência árabe. Entre os que vão contar no evento as suas histórias, seja de imigrante, descendente ou entusiasta da cultura, em vídeos gravados, estarão o ex-presidente Michel Temer, com reprodução de depoimento feito em 2020, o jogador de basquete Oscar Schmidt, os jornalistas Diogo Bercito, Aurea Santos e Renata Maron, o médico Alvaro Sarkis, a cantora Rhanna, o acadêmico João Baptista Vargens e a executiva Alessandra Frisso.
Campanha
Além do evento virtual, para marcar o Dia Nacional da Comunidade Árabe, a Câmara Árabe está fazendo uma campanha em suas redes sociais. Estão sendo postados vídeos sobre o tamanho e a trajetória da colônia árabe no Brasil. As postagens são em português, inglês e árabe, voltadas tanto para o Brasil como para os países árabes, para que suas populações saibam dessa presença. O webinar será realizado em português, sem tradução.
Serviço:
Webinar
Imigração Árabe: História, Legado e Influência
Dia 25 de março (quinta-feira), às 19 horas
Participação gratuita
Inscrições aqui