Isaura Daniel
São Paulo – Ela foi presidente da Philip Morris do Brasil e da Walita do Brasil. Também ocupou o cargo de vice-presidente sênior da Philips para a América Latina. Agora pretende exportar cosméticos para os árabes. A executiva brasileira Amalia Sina vai lançar no final do próximo mês a Sina Cosméticos, uma empresa exportadora de produtos de higiene e beleza. O principal foco será o mercado do Oriente Médio e Norte da África. A Sina produzirá com a marca Amazonutry e será lançada na Cosmoprof, feira mundial do setor que ocorre entre os dias 29 de março e 02 de abril em Bologna, na Itália.
O projeto foi concebido, segundo Amalia, há cerca de um ano e a empresa criada em agosto de 2006. Para o lançamento das operações, a brasileira escolheu a Cosmoprof por ser uma feira que congrega importadores de todo o mundo, inclusive dos países árabes. A meta é alinhavar, na mostra, segundo a empresária, negócios de US$ 2 milhões para os doze meses seguintes. O Oriente Médio foi eleito como mercado-alvo em função do interesse que a região demonstra por beleza e por produtos brasileiros, além de não ter biodiversidade extensa e possuir renda per capita elevada.
O fato de os países terem renda alta e serem pequenos em extensão, segundo Amalia, facilita a distribuição. A empresária lembra ainda que na região já existe mercado aberto aos brasileiros em função do trabalho de promoção realizado pela Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex) e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abiphec). Para Amalia também pareceu desafiador encarar um mercado que não lhe é tão familiar como América Latina, Estados Unidos e Europa. "É um mistério a ser desvendado do ponto de vista pessoal, cultural e comercial. É um desafio", afirma.
Ela afirma que 70% dos investimentos da empresa serão voltados ao Oriente Médio e Norte da África. A Sina Cosméticos vai trabalhar com representantes e quer encontrar esses parceiros também para a região. Amalia acredita que eles poderão surgir na Cosmoprof. A empresa fez um trabalho prévio para conquistar os árabes durante a feira: enviou para potenciais importadores convites para que visitem o espaço da Sina na mostra. De acordo com Amalia, por meio do próprio site da Sina, ela já recebeu pedidos do Irã, que fica no Oriente Médio mas não é árabe, e da Arábia Saudita. A empresa, porém, vai começar a operar apenas após a Cosmoprof.
Os produtos da marca Amazonutry são voltados para a nutrição dos cabelos e da pele. Neste primeiro momento, a empresa vai oferecer quatro linhas com um total 15 produtos, entre eles xampus, condicionadores, pomadas, loções corporais, esfoliantes, óleos, cremes para mãos e máscaras. Uma das linhas, por exemplo, tem como base uma flor, a orquídea, e outra um fruto, o maracujá. A fabricação dos produtos será feita pela empresa Color Way, que tem sede em Santana do Parnaíba, interior de São Paulo. A Sina optou por terceirizar a fabricação. A Sina recebeu investimento inicial R$ 2 milhões.
Amalia Sina
Amalia é das bem sucedidas executivas brasileiras. A empresária trabalha com gestão há 23 anos. Além da Philip Morris e da Walita, ela já passou por outras grandes empresas como Roche, Bungue, Gradiente e Wyeth-Whitehall. Amalia tem MBA em Marketing pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) e é pós-graduada em Gestão de Marketing pelo Triton College, de Chicago.
Ela também deu aulas nas principais escolas de negócios do Brasil, como Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral, USP e Escola Superior de Propaganda e Marketing.
"Jamais imaginei que teria vontade de virar empreendedora", afirma Amalia. As viagens que fez e a percepção das oportunidades que existem no exterior a fizeram mudar de idéia. "Percebi o quanto alavanquei de negócios para as empresas e que poderia alavancar negócios para a minha própria empresa", afirma. Amalia tem seis livros publicados: O Outro Lado do Poder, publicado em 2006, Mulher e Trabalho, de 2005, Crise e Oportunidade, de 2004, Marketing Global, de 2002, Marketing versus Vendas, de 2000, e Marketing Social, de 1999.
Amalia escolheu exportar cosméticos também porque esse é um segmento que a atrai do ponto de vista pessoal. "Sou muito vaidosa, sempre gostei de me cuidar", afirma. Agora ela vai unir o útil ao agradável: entrar em uma área em que há mercado e que ao mesmo tempo lhe atrai. "Agora vou estar entre as mulheres", afirma.
Sina Cosméticos
Telefone: +55 (11) 3257 1678
Site: www.sinacosmeticos.com.br

