Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – Os representantes de vendas da Emirates Airline de oito países asiáticos, que estão no Brasil, se mostraram surpresos com o potencial turístico e econômico do país. Eles visitaram o Rio de Janeiro e agora estão em São Paulo, onde participaram de um encontro hoje (09) na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. "O Rio é maravilhoso. Não sei por que o Brasil ficou escondido por tantos anos. Todas as pessoas são únicas, querem ajudar e dar atenção. O Brasil será um bom destino para todas as pessoas do continente asiático", afirmou o executivo de vendas da Emirates em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, M.I. Nasim.
A vinda dos executivos para o Brasil foi organizada pela Emirates e pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), ligado ao Ministério do Turismo. O objetivo da viagem é mostrar o potencial brasileiro para que eles possam promover o país nos países asiáticos. Hoje, na Câmara Árabe, os executivos participaram de encontros com representantes das câmaras de comércio da China, Índia, Turquia, Japão, Coréia do Sul, Tailândia e Irã, além da Câmara Árabe.
"Os executivos ficaram impressionados com o potencial do mercado brasileiro e acharam estranho que a Emirates demorou para ter um vôo para São Paulo", afirmou o presidente da Câmara Árabe, Antonio Sarkis Jr., que após o encontro conversou com o controller de desenvolvimento de vendas da Emirates em Dubai, Christian Kruger.
"Achei o evento muito positivo, foi um dos mais proveitosos. Acho que deu para os executivos conhecerem bem o potencial que o Brasil oferece tanto em turismo quanto em oportunidades de negócios", disse Kruger. Segundo ele, a visita ao Brasil vai servir para que os representantes da Emirates criem laços com as câmaras de comércio e que fiquem mais familiarizados com os serviços da companhia.
De acordo com o executivo de vendas da Índia, Darayus Bomi Marolia, há muitas oportunidades de negócios no Brasil. "Há muitas companhias estrangeiras instaladas aqui, grandes feiras de negócios e muitas opções de lazer", afirmou. Marolia disse ainda que o Brasil também pode servir de cenário para muitos filmes indianos. Atualmente a Índia oferece 71 vôos semanais para Dubai pela Emirates, só de Mumbai existem quatro vôos diários para Dubai.
O secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, falou aos executivos sobre o potencial econômico de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ele destacou que 12 milhões de árabes e descendentes vivem no Brasil; e que o estado de São Paulo concentra 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e é o mais populoso do país, com cerca de 40 milhões de habitantes. "O mercado de luxo na capital paulista movimenta US$ 2 bilhões ao ano", disse.
Segundo Alaby, os executivos conhecem muito pouco sobre o Brasil. "Fiz uma apresentação geral de dois grandes estados brasileiros para que eles possam levar as informações para seus clientes", disse.
Após as apresentações das câmaras de comércios, os executivos participaram de um almoço oferecido pela Câmara Árabe, onde também estiveram presentes o vice-presidente de marketing da entidade, Rubens Hannun, e os diretores Mustapha Abdouni, Walter Nori, Adel Auada, Sami Roumieh e Fernando Ganme.

