São Paulo – A Expo 2020, exposição mundial programada para ocorrer entre outubro deste ano e abril do ano que vem em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, deverá ser postergada em um ano em função da pandemia do coronavírus. O adiamento foi proposto em reunião virtual do comitê diretor da exposição com representantes de países participantes, nesta segunda-feira (30), segundo divulgado pela Expo 2020.
Uma decisão final sobre o tema, no entanto, só pode ser tomada pelo comitê executivo e a Assembleia Geral do Bureau International des Expositions (BIE). A convenção do BIE estipula que uma mudança nas datas exige maioria de dois terços dos votos dos estados membros do Bureau, que é organizador da exposição.
Em comunicado oficial, a Expo 2020 já informou que o Bureau trabalhará com seus estados membros e organizadores da exposição em Dubai para estabelecer uma nova data para a exposição. A ministra de estado para Cooperação Internacional dos Emirados e diretora geral da Expo 2020 Dubai, Reem Al Hashimy (foto), disse que muitos países foram impactados significativamente pela covid-19 e expressaram a necessidade de adiamento da abertura da exposição em um ano.
“A situação global está se modificando rapidamente e segue imprevisível”, disse ela, informando que os principais parceiros dos Emirados foram consultados para analisar os impactos da covid-19 nos planos e preparativos da Expo 2020 Dubai. “Com espírito de solidariedade e unidade, na reunião de hoje do comitê diretor, apoiamos a proposta de analisarmos um adiamento de um ano”, informou a diretora.
Ela disse que serão seguidos os devidos trâmites no BIE para a decisão de adiar a Expo 2020. O secretário-geral do bureau, Dimitri Kerkentzes, afirmou que o acordo desta segunda-feira (30) é bem recebido. Ele afirmou que a decisão dos Emirados de apoiar um adiamento da exposição demonstra pragmatismo, abertura e compromisso em entregar uma Expo que corresponda à ambição compartilhada.
A Expo 2020 Dubai deverá receber 25 milhões de visitas durante os seis meses em que acontece com o tema “Conectando Mentes, Criando o Futuro”. A maior parte dos visitantes esperados – 70% – é de fora dos Emirados. Cada dia terá cerca de 60 eventos de música, tecnologia, criatividade e cultura. A exposição foi criada para ser um grande encontro entre os países, suas culturas e economias.