São Paulo – Os governantes de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, anunciaram que irão disponibilizar a vacinação contra a covid-19 aos representantes oficiais dos países participantes da Expo 2020 Dubai. O objetivo é garantir uma experiência segura para todos e conseguir, assim, manter o evento presencial que está previsto para ocorrer entre 1º de outubro deste ano e 31 de março de 2022. A Expo 2020 é a primeira exposição universal a ocorrer em uma nação do Oriente Médio e já teve sua abertura, que seria no ano passado, adiada em decorrência da pandemia.
A decisão de vacinar as comitivas dos países participantes ocorreu em uma reunião do Conselho Executivo de Dubai, na sede da Expo 2020, e foi anunciada pelo Dubai Media Office, nesta quarta-feira (07). Na ocasião, o príncipe herdeiro de Dubai e presidente do Conselho, Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, também informou a criação de uma plataforma virtual para que o evento possa ser acessado de forma remota por pessoas de todo o mundo.
O tema principal da Expo é ‘Conectando mentes, criando o futuro’ e seus subtemas são Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade. O príncipe herdeiro de Dubai afirmou que o foco da Expo 2020 tornou esta a edição mais sustentável da feira em seus 160 anos de história. Além disso, o uso de infraestrutura de tecnologia avançada no local oferece aos participantes globais um vislumbre da cidade inteligente do futuro.
Para Maktoum, o evento traz oportunidades para acelerar a recuperação econômica em um cenário pós-covid-19. “No próximo mês de outubro, Dubai e os Emirados Árabes Unidos darão as boas-vindas ao mundo na Expo 2020, que abrirá novos horizontes para uma cooperação internacional mais estreita”, disse ele em nota divulgada pelo Dubai Media Office.
Na reunião, outra série de decisões foram aprovadas, incluindo planos de Estratégia de Segurança Alimentar, Estratégia de Serviços Médicos de Emergência e um Plano Abrangente de Mobilidade Flexível de Dubai.