Geovana Pagel
São Paulo – Começa hoje a Expo Abras 2004 – 34ª Feira Internacional de Produtos, Serviços e Tecnologia para Supermercados e a 38ª Convenção Nacional de Empresas de Supermercados no Riocentro, Rio de Janeiro. Até a próxima quinta-feira, cerca de 600 expositores estarão apresentando alimentos, bebidas, utilidades domésticas, plásticos, máquinas, equipamentos, tecnologia e serviços.
Entre os expositores estrangeiros confirmaram presença empresários da Tunísia, Jordânia, China, Polônia, México, Portugal e Argentina. A expectativa é de um público superior a 50 mil pessoas. O evento deverá movimentar o mesmo que em 2003, cerca de R$ 9 bilhões.
De acordo com o presidente da Abras, João Carlos de Oliveira, tradicionalmente o que justifica e determina a participação das empresas e empresários em feiras são os resultados comerciais imediatos, a conquista de novos segmentos de mercado e de novos consumidores. “O principal objetivo da Abras é oferecer às empresas fornecedoras a cada ano uma feira melhor e com bons resultados", diz.
"Um evento como o que organizamos não se limita à tradicional visitação. Vai além, buscando atender e, se possível, superar as expectativas da relação custo/benefício e ampliar este relacionamento para todo o ano", explica Oliveira.
Segundo ele, a cada feira mais empresas realizam promoções em condições especiais para os supermercadistas que visitam os seus estandes. "O supermercadista já se conscientizou deste benefício e procura com prioridade essas empresas na Expo Abras", garante.
As promoções especiais que a indústria prepara para a feira estimulam o fechamento de pedidos, que começam a ser alinhavados durante os quatro dias de programação. O tema deste ano, "Um Brasil de Desafios, Uma Feira de Oportunidades", revela o enfoque cada vez mais empresarial do evento.
No que depender da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), responsável pela organização da feira, as negociações serão facilitadas. O Business Center, espaço inspirado nas salas vips das companhias aéreas, vai oferecer toda a infra-estrutura necessária aos visitantes. Também serão realizadas mais de 300 rodadas de negócios.
Expositores estrangeiros
A Expo Abras 2004 contará com expositores de diversos países, como Tunísia, Jordânia, China, Polônia, México, Portugal e Argentina. A Câmara de Comércio Árabe- Brasileira (CCAB) organizou um estande para os expositores árabes que vêm à feira com o objetivo de vender diretamente para o Brasil, sem a intermediação de outros países.
O Brasil importa diversos produtos de origem árabe por intermédio da Europa, como, por exemplo, tâmaras argelinas via Espanha, azeite de oliva fabricado na Argélia,Tunísia, Jordânia e Egito via Portugal, Espanha e Itália. O vinho argelino e tunisiano também chega ao país por intermédio da França, Portugal e Itália.
Da Tunísia estarão presentes quatro empresas, a fabricante e exportadora de óleo de oliva Lexi, a trading Société de Commerce International de Tunisie (SCIT), a exportadora de tâmaras Groupe Horchani Dattes e a trading Groupe Slama. Da Jordânia virá a fabricante de bebidas Zumot Destillers.
Os chineses da província de Tianjin terão expositores de diversos segmentos produtivos, além de representantes da Câmara de Comércio de Alimentos (CCCFNA) e da Câmara de Comércio de Produtos Eletrônicos (CCCME) daquele país.
Já a Associação Latino-Americana de Supermercados (ALAS) terá representantes de países como Chile, Uruguai, Colômbia e México. Portugal estará na feira com uma delegação de empresários do setor. A Fundación Export-Ar, da Argentina, também estará presente com um grupo empresários.
Congresso
A feira incluirá neste ano, entre os dias 13 e 15 de setembro, o Congresso Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR) – América Latina. Será um grande fórum internacional de debates que abordará tendências, estratégias e tecnologias nas áreas da indústria e do varejo, com a participação de palestrantes e estudiosos do mundo inteiro.
O congresso promoverá um importante intercâmbio da cadeia de abastecimento de todos os países participantes – Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela – e com os visitantes e palestrantes vindos de diversas partes do mundo, em especial dos Estados Unidos e da Europa.
Entre os temas em pauta estarão as etiquetas inteligentes e os catálogos eletrônicos, assuntos que cada vez mais têm despertado o interesse de empresários do setor.
O evento ocorrerá simultaneamente à 38ª Convenção Nacional de Supermercados e visa a discutir desde as questões básicas da colaboração entre as organizações da indústria e do varejo da região até o melhor desenvolvimento de processos tecnológicos.
Convenção
A Convenção Nacional, realizada paralelamente a feira, representa uma importante oportunidade de capacitação, por meio das palestras técnicas que serão desenvolvidas durante os quatro dias, no turno da manhã.
De 14 a 16 de setembro, os empresários terão oportunidade de se atualizar sobre os principais temas de interesse do setor. "Cada vez mais a feira ganha conotação profissional, tanto na parte dos negócios quanto no que se refere à qualificação do setor supermercadista", afirma o presidente da Abras, João Carlos de Oliveira.
O consumidor é o alvo de vários painéis. Na área de tecnologia, os participantes receberão orientações sobre assuntos como o código eletrônico no novo mundo da identificação, o passo a passo da automação no varejo, Eletronic Product Code (ePC), iniciativas globais e regionais.
As redes e associações de negócios e as marcas próprias ganham um espaço de destaque nos debates, com painéis que tratam exclusivamente do assunto, além da divulgação de duas pesquisas: o 10º Estudo Anual sobre Marcas Próprias do Varejo e uma pesquisa sobre redes e associações de negócios elaborada pela LatinPanel, que será divulgada junto com o ranking deste segmento.
Os supermercadistas terão acesso a informações específicas sobre diversos temas. João Carlos Lazzarini apresenta uma pesquisa inédita durante o painel "Supermercado Ideal – A busca do Santo Graal", e Ana Cláudia Fioratti divulga um estudo exclusivo sobre segmentação no varejo de supermercados brasileiros.
O Programa de Administração de Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo trará os dados da Pesquisa 2004 sobre Perdas no Varejo, um subsídio importante para potencializar os negócios dentro do ponto-de-venda.
O assunto segue em pauta com um painel sobre soluções de terceirização na gestão de prevenção de perdas, e outro sobre o tema "Rupturas: causas, efeitos e soluções através da colaboração efetiva".
Expo Abras 2004
Abertura oficial: hoje – 11h – para convidados e autoridades.
Período: 13/09/2004 a 16/09/2004
Horário: 13h às 21h (para o público)
Local: Pavilhão de Exposições do Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ

