São Paulo – Conhecer os países árabes, sua história, suas economias e projeções de futuro fez parte da agenda dos empresários brasileiros que integraram a missão da Câmara de Comércio Árabe Brasileira aos Emirados Árabes Unidos e ao Catar nesta semana. Eles fizeram visitas guiadas e especiais aos pavilhões de países árabes na Expo 2020 Dubai, exposição universal que está ocorrendo no emirado e na qual 191 países participam com espaços para mostrar o que têm de melhor. Na foto acima, parte da delegação em sala do pavilhão do Kuwait.
A delegação brasileira contou com 11 empresas e cumpriu agenda nos Emirados desde o último domingo (31) até a quarta-feira (02). No Catar, o grupo ficou de quinta-feira (03) a sexta-feira (05). Na Expo 2020, foram visitados os pavilhões do Marrocos, Arábia Saudita, Egito, Kuwait e Bahrein. A diretora de Novos Negócios da Câmara Árabe, Daniella Leite, relata que, em comum, os pavilhões mostram a história do países, além das suas economia, seus principais setores, e o que esperam do futuro.
A consultora de Negócios Internacionais da Câmara Árabe, Karen Mizuta, que, assim como Leite, acompanha a missão, afirma que cada pavilhão árabe visitado apresentou algo inusitado. Ela destaca a agenda de promoção de investimentos mostrada pelo Kuwait no seu espaço e o design do mobiliário do pavilhão do Bahrein, assinado por arquitetos do país e disponível para comercialização ao público.
A Expo 2020 não é uma feira voltada a negócios, mas a organização da missão sinalizou aos responsáveis pelos pavilhões que o grupo gostaria de conhecer as oportunidades nos países. As visitas foram orientadas a isso e o grupo deve receber em breve contatos dos setores governamentais responsáveis pela área de fomento de negócios e investimentos em cada país. “Abriu pontes, mostrou nosso interesse pelo país e fomos muito bem recebidos em todos os pavilhões, há um interesse genuíno de networking, de contato e troca de informações”, disse Leite.
Além das visitas aos pavilhões da Expo 2020, a agenda da delegação nos Emirados Árabes Unidos incluiu momentos de formação e encontros com players locais. O grupo teve capacitações sobre os mercados com o Instituto Atton, de treinamento profissional em inovação, com o escritório ADG Legal, da área jurídica, e a Pan Arab Research Center, de pesquisas, além de conhecer a fazenda tecnológica Madar Farms, e ter encontros na Khalifa Industrial Zone Abu Dhabi (Kizad) e na Dubai Airport Free Zone (Dafza).
A diretora de Novos Negócios da Câmara Árabe afirma que a missão foi um primeiro passo para a construção de um planejamento estratégico de internacionalização das empresas. “Networking é muito importante, ter contato das pessoas e órgãos certos é muito importante, o que a Câmara Árabe proporcionou às empresas”, afirma Leite. Nas reuniões realizadas, os empresários receberam informações sobre o funcionamento dos mercados, certificados, distribuição local, emissão de lucros, tributação, instalação em zonas francas entre outros.
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