São Paulo – O Brasil exportou 14,63 milhões de pares de calçados em janeiro deste ano, gerando uma receita de US$ 117,9 milhões, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (13) pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Houve um aumento de 4,5% em volume e de 16,6% em valores no comparativo com o mesmo mês do ano passado.
Segundo a Abicalçados, houve queda nos embarques para os Estados Unidos e a Argentina, que historicamente são os maiores mercados do calçado brasileiro no exterior. Isso, porém, foi compensando pelo crescimento das vendas para a União Europeia, que avançaram 29% em receita e 27,9% em pares.
“A desaceleração da inflação na região tende a beneficiar, gradativamente, o consumo de bens não essenciais, caso dos calçados”, disse o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, lembrando que o FMI revisou para cima a projeção de crescimento econômico da Zona do Euro, que deve variar 0,7% em 2023, contra previsão anterior de 0,5%.
Mesmo com queda nas compras, os Estados Unidos seguiram sendo o principal destino do calçado brasileiro no exterior primeiro mês deste ano, com 1,26 milhão de pares importados por US$ 23,4 milhões. A Bolívia ultrapassou a Argentina e foi o segundo principal destino do calçado nacional. Na sequência dos importadores, apareceram a Argentina e a Espanha.