São Paulo – O Brasil teve faturamento de US$ 643 milhões com exportações de rochas ornamentais no primeiro semestre deste ano, uma alta de 10,92% sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas). A instituição prevê que o setor feche 2022 com receita de US$ 1,4 bilhão com o mercado externo.
“O aquecimento da construção civil mundial, o desenvolvimento de ações inéditas para o setor de rochas por meio do convênio setorial e ainda o investimento que as empresas do segmento têm feito em seu parque fabril podem ter contribuído para esta evolução”, disse o presidente do Centrorochas, Tales Machado, em material divulgado pelo centro.
No ano passado, o Centrorochas firmou parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para a promoção das rochas nacionais no exterior, por meio do projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone, que apoia 148 empresas. Machado disse que se não fosse a guerra da Rússia com Ucrânia, as exportações deste ano poderiam ter sido ainda melhores. A Rússia era um dos países escolhidos para ações do projeto setorial com a ApexBrasil.
Os Estados Unidos foram o principal destino para os produtos brasileiros no primeiro semestre, representando 57% da exportação nacional. O mercado mexicano foi o segundo, com 5% de participação, e o Reino Unido o terceiro, com 3%. Se considerados os materiais brutos exportados, a China foi o maior mercado de blocos de rochas, com 60% do total, e a Itália foi o segundo, com 29% das compras.