São Paulo – As exportações da indústria cerâmica brasileira aumentaram 65,7% no primeiro semestre sobre igual período do ano passado, chegando a US$ 224,7 milhões. Em volume, o avanço foi ainda maior, de 69%, para 63,9 milhões de metros quadrados, segundo dados divulgados nesta terça-feira (24) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer).
Também houve aquecimento das vendas de produtos cerâmicos no mercado brasileiro, onde foram comercializados 449,3 milhões de metros quadrados de janeiro a junho, uma alta de 22,7% sobre os mesmos meses de 2020. Com isso, as vendas do setor totalizaram 513 milhões de metros quadrados entre os mercados externo e doméstico.
Em material divulgado pela Anfacer, o presidente do Conselho de Administração da entidade, Benjamin Ferreira Neto, aponta cenário positivo para a indústria de revestimentos cerâmicos brasileira. “Quando olhamos para o mercado externo, uma das vantagens da indústria brasileira de cerâmica é a sua diversidade, o que nos permite atender às necessidades de mercados com diferentes perfis”, disse ele.
O Brasil é o sexto maior exportador de cerâmica do mundo, com vendas para mais de 110 nações, além de ser o terceiro maior produtor e o segundo mercado consumidor mundial. Para o ano de 2021, a Anfacer projeta exportação de 124,2 milhões de metros quadrados, com 32% de aumento sobre 2020.