São Paulo – A Marcopolo, empresa brasileira que é líder global na fabricação de carrocerias para ônibus, aumentou em 42,6% a sua receita de exportação no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, de R$ 297,8 milhões para R$ 424,5 milhões, de acordo com dados do balanço divulgado pela companhia na quinta-feira (31) após o fechamento do mercado no Brasil.
O Kuwait, nação árabe do Golfo, foi um dos países que recebeu ônibus da Marcopolo no período, em fevereiro de 2025. Na época, a empresa informou o embarque de cinco veículos Paradiso G7 1200 para a Al Qurain Automotive Trading Company, empresa do setor automotivo do Kuwait que tem representação de diversas marcas globais automotivas. A última compra de ônibus Marcopolo por essa empresa foi em 2018.
A Marcopolo também teve aumento na receita com exportação a partir do Brasil no segundo trimestre deste ano. Foram R$ 249,4 milhões, com alta de 22,4% sobre os R$ 203,8 milhões do segundo trimestre do ano passado. A empresa exportou 995 ônibus, bem acima das 609 unidades do mesmo período de 2024.
Na análise do segundo trimestre, a indústria afirma que as exportações ganharam representatividade na distribuição da receita no período. A companhia destacou o crescimento expressivo nas vendas internacionais a partir do Brasil no segmento de rodoviários e Volares, marca de micro-ônibus.
A produção total da empresa foi de 3.800 unidades de abril e junho, 5% menor do que no segundo trimestre do ano passado, mas a receita líquida somou R$ 2,3 bilhões, com alta de 17,8% no mesmo comparativo. O lucro líquido da companhia cresceu 28% para R$ 321,1 milhões. Além do Brasil, a Marcopolo produz na África do Sul, Austrália, China, México e Argentina.
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