Túnis – A receita com as vendas externas de azeite de oliva da Tunísia cresceu 180% desde o início da temporada de exportações, em 1º de novembro de 2017, até 30 de abril de 2018, segundo o Ministério da Agricultura do país. As informações foram publicadas nesta quinta-feira (10) pela agência de notícias Tunis Afrique Presse (TAP).
Os embarques renderam 1,356 bilhão de dinares tunisianos (US$ 537 milhões), contra 484 milhões de dinares (192 milhões) no ciclo anterior. O preço médio do produto teve uma elevação de 12% na mesma comparação.
Foram embarcadas 8.967 toneladas de azeite engarrafado, um crescimento de 20% em relação ao mesmo período da temporada anterior. Em receita, as exportações do produto embalado avançaram 37%.
Os principais mercados do azeite tunisiano engarrafado foram a França e o Canadá, seguidos dos Estados Unidos, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Brasil, Nova Zelândia, Suíça, Omã, Japão, Dinamarca e Kuwait. O Brasil teve uma participação de 7% no período.
Já as exportações de azeite a granel foram de 125 mil toneladas, um aumento de 172% sobre o ciclo anterior. Neste caso, as receitas cresceram 210%. Os principais destinos foram Espanha, Itália, Estados Unidos, França, Marrocos e Ilhas Seychelles.