São Paulo – As exportações brasileiras de bens de capital mecânicos somaram US$ 736,6 milhões em setembro, uma queda de 24,7% sobre agosto de 2018 e de 9,4% em relação a setembro do ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira (30) pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
“As exportações de máquinas e equipamentos vêm registrando fortes oscilações nos últimos meses”, informou a entidade em comunicado. “No mês de setembro, após crescimento de 43,5% observado no mês de agosto, as exportações registraram queda de 24,7%”, acrescentou.
No acumulado de janeiro a setembro, as vendas externas do setor renderam US$ 7,16 bilhões, um crescimento de 10,9% em comparação com o mesmo período de 2017. Segundo a Abimaq, até agosto os embarques acumulavam aumento de 13,9%.
No acumulado do ano, registraram queda apenas os segmentos de máquinas agrícolas e de máquinas para a indústria de transformação. Em setembro, isoladamente, foram somente duas áreas que tiveram crescimento: máquinas para a construção civil e máquinas para a indústria de transformação.