Da redação
São Paulo – As exportações de bens não-petrolíficos da Arábia Saudita vão ultrapassar a marca dos US$ 10 bilhões este ano, o que significa um crescimento de 15% sobre o resultado de 2002, afirmama especialistas à publicação Saudi Economic Survey.
Essas especulações surgiram paralelamente aos sinais dos empresários sauditas que afirmam que, mesmo com as expectativas positivas, faltam esforços para a promoção de tâmaras para exportação.
Segundo o presidente do conselho da Câmara de Comércio da Arábia Saudita e do Comércio e Indústria de Riad, Abdul Rehman Al Jeraisy, a produção anual de tâmaras cresceu muito e chegou a 800 mil toneladas neste ano.
Para o executivo, se os esforços para a promoção do produto não derem resultado, poderá haver efeitos negativos sobre a economia.
Sobre o aumento das exportações de bens não-petrolíferos, Jeraisy disse que a Arábia Saudita se fortaleceu no mercado externo, especialmente no europeu, devido aos produtos de aço e ar-condicionado, assim como produtos da indústria têxtil e carpetes.