São Paulo – As exportações brasileiras de carne bovina registraram receita de US$ 255,68 milhões em janeiro de 2009, o que representa uma queda de 45% em relação a janeiro de 2008. Em volume, as vendas de janeiro somaram 81,81 mil toneladas, queda de 34% sobre o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (12) pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).
De acordo com Otávio Hermont Cançado, diretor executivo da Abiec, parte desta queda nas exportações se deve aos efeitos da crise financeira mundial, que reduziu a oferta de crédito para importadores e exportadores. Além disso, segundo Cançado, em janeiro de 2008 tanto o volume como a receita das exportações foram atípicas. "Naquela época existia a expectativa do embargo feito pela União Europeia e muitas empresas brasileiras anteciparam suas vendas", afirma.
Mesmo diante do resultado negativo, o diretor da Abiec destaca a retomada das compras de alguns importantes clientes. No mês passado, as exportações para a Rússia, por exemplo, aumentaram em 50% – somando 16 mil toneladas, ante as 10,7 mil registradas em dezembro de 2008.

