São Paulo – As exportações brasileiras de carne de frango recuaram 11% em receita em abril sobre o mesmo mês do ano passado, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (03) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O faturamento gerado com as vendas foi de US$ 551 milhões.
Em volume, houve retração de 23% na mesma comparação. As indústrias brasileiras do segmento exportaram 323,1 mil toneladas ao exterior no mês passado. O número leva em conta todos os produtos de carne de frango, desde os itens in natura até os processados.
Em material divulgado, o presidente da ABPA, Francisco Turra, explica que um dos fatores da queda foi o fato de que o mês de comparação, abril do ano passado, teve o segundo melhor desempenho mensal da história da exportação de carne de frango. Em abril de 2016 foram exportadas 421 mil toneladas.
“O número reduzido de dias úteis também afetou o saldo final do mês. Houve, ainda, os impactos nas vendas internacionais causados pelos equívocos na divulgação da Operação Carne Fraca, com a demora na retomada das vendas para os mercados que anunciaram embargos”, disse Turra.
O setor vinha registrando crescimento no ano, mas o desempenho de abril afetou os números. Nos quatro primeiros meses do ano foram exportadas 1,403 milhão de toneladas, com queda de 4% sobre igual período de 2016. Em receita ainda há crescimento, de 13%, com faturamento gerado de US$ 2,3 bilhões.


