São Paulo – A última palestra do segundo dia do Global Halal Brazil Business Forum 2025, que foi apresentada por Luc Vian, gerente de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), trouxe dados positivos sobre a exportação de carne bovina brasileira halal.
“Na pesquisa que trouxe para vocês, gostaria de destacar o valor da exportação halal de 2024. Na comparação com 2023, houve um salto de 65%, isto é, mais de 500 mil toneladas de carne bovina brasileira halal foram exportadas. Se a gente observar o último gráfico, o volume de 2025, mesmo só mostrando nove meses de dados, já é maior do que o registrado em 2023. A gente acredita muito nesse mercado a longo prazo”, disse Luc Vian.
No final da apresentação, o executivo da Abiec entregou dois exemplares do “Livro brasileiro de Cortes Bovinos” para Mohamad Abdouni Neto, tesoureiro da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e Mohamed Hussein El Zoghbi, presidente da Fambras Halal Certificadora. A publicação da Abiec fala da história da certificação halal no Brasil e traz insights sobre a comercialização nacional halal.
O fórum é promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Fambras Halal Certificadora. O GHB tem como patrocinadores MBRF (Marfrig – BRF), MODON (Saudi Authority for Industrial Cities and Technology Zones), Seara, CaraPreta Carnes Nobres, EcoHalal, Emirates, Grupo MHE9, Laila Travel e Prime Company, SGS, com catering da Água Mineral Frescca e Pão & Arte Frozen Bread.
São parceiros estratégicos Islamic Chamber of Commerce and Development (ICCD) e Islamic Chamber Halal Services (ICHS). Também há apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Brazilian Beef, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Brazilian Chicken, International Halal Academy e União das Câmaras Árabes (UAC).
*Reportagem de Rebecca Vettore, em colaboração com a ANBA


