São Paulo – As exportações brasileiras de couro somaram US$ 879,6 milhões no primeiro semestre, um crescimento de 78% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (12) pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).
Em junho, a receita com as vendas externas foi de US$ 165,7 milhões, o que representou um aumento de 73% na comparação com o mesmo mês de 2009. “O valor contabilizado no sexto mês deste ano já sinaliza uma recuperação das vendas externas de couros, que podem fechar o ano ao redor de US$ 1,7 bilhão”, estima o presidente do CICB, Wolfgang Goerlich.
De janeiro a abril, os principais mercados do produto brasileiro foram Itália, com US$ 211, 36 milhões; China, com US$ 196,42 milhões; Hong Kong, US$ 100,27 milhões, e Estados Unidos, com US$ 85 milhões.
Entre os mercados que apresentaram grande crescimento de exportação no semestre estão Tunísia, com importações de US$ 1,98 milhão, um aumento de 76%; Lituânia, com US$ 1,66 milhão (+91%), e Noruega, com US$ 12,3 milhões (100%).
Na semana passada, o CICB e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) renovaram um acordo para ampliar as vendas de couro. Entre os mercados prioritários do convênio estão os Emirados Árabes.

