São Paulo – As exportações brasileiras de couros renderam US$ 493,81 milhões no primeiro trimestre, um aumento de 25% em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Foi o melhor resultado para o período nos últimos dois anos, segundo a entidade.
Apesar disso, o resultado ainda é 7% inferior ao registrado nos primeiros três meses de 2008, antes das exportações do setor sofrerem os efeitos da crise financeira internacional. “O desempenho da indústria continua sofrendo os terríveis efeitos da crise cambial, fato reconhecido pelo próprio governo [brasileiro]”, disse, de acordo com nota da entidade, o presidente do CICB, Wolfgang Goerlich, referindo-se à constante valorização do real frente ao dólar.
Os principais mercados do Brasil no período foram China e Hong Kong, Itália, Estados Unidos e Coreia do Sul. Outros destinos de destaque, segundo o CICB, foram Alemanha, México, Vietnã, Taiwan, Indonésia, Holanda, Noruega, Portugal, África do Sul e Hungria.
Em março somente, os embarques de couros somaram US$ 191 milhões, um crescimento de 18% em comparação com fevereiro e de 19% em relação a março de 2010. Foram exportados 37,22 milhões de quilos.

