São Paulo -As exportações de frango do Brasil aos Emirados Árabes Unidos cresceram 35,7% de janeiro a junho, sobre o mesmo período do ano passado, e chegaram a 192 mil toneladas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). “Os mercados árabes vêm mantendo bom fluxo de importação de produtos, com sólido crescimento nas vendas para os Emirados Árabes Unidos”, disse o diretor-executivo da ABPA, Ricardo Santin, de acordo com nota da entidade.
No semestre, o os embarques totais de carne de frango tiveram alta de 11,4%, com 2,045 milhões de toneladas exportadas. Em receita, o crescimento foi de 14,9%, para US$ 3,406 bilhões.
“Houve elevação nas compras de quase todos os grandes importadores, o que gerou uma corrente positiva de exportações. O contexto internacional de alta demanda por proteína é sentido nos mais diversos mercados”, afirmou o presidente da ABPA, Francisco Turra, segundo o comunicado da associação.
Principal destino das exportações brasileiras, a China comprou 22,6% a mais de janeiro a junho deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 257,9 mil toneladas. A União Europeia registrou aumento de 21%, chegando a 129,9 mil toneladas no primeiro semestre.
Junho
Em junho, isoladamente, as exportações de carne de frango atingiram 386,2 mil toneladas, marca 64% superior à registrada no mesmo mês do ano passado. O crescimento da receita foi de 76,6% em igual comparativo, para US$ 639,6 milhões.
Para os Emirados, foram embarcadas 34,1 mil toneladas, um crescimento de 129% sobre junho do ano passado. O país está na quarta posição entre os maiores destinos do Brasil no exterior, atrás apenas da China, Arábia Saudita e Japão. Para os sauditas, as exportações aumentaram 215% na mesma comparação, para 44,9 mil toneladas.