São Paulo – As exportações de carne de frango do Brasil devem totalizar 4,58 milhões de toneladas de janeiro a dezembro de 2021, número 8% maior do que o alcançado em 2020. Para 2022, a projeção é que as vendas internacionais alcancem 4,75 milhões de toneladas, volume 5% superior ao estimado para este ano. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em coletiva online de imprensa nesta quinta-feira (16).
De janeiro a novembro deste ano, foram exportadas 4,199 milhões de toneladas, alta de 9,1% sobre iguais meses de 2020. A receita foi de US$ 6,945 bilhões no período, alta de 25,3% no mesmo comparativo. Os principais destinos do frango brasileiro neste período foram China e Japão, seguidos pelos Emirados Árabes, que ultrapassaram a Arábia Saudita, que agora está na quarta posição. O oitavo principal destino foi o Iêmen, com crescimento de 4,8% em volume (104.630 toneladas).
Luis Rua, diretor de Mercados da ABPA, falou com a ANBA após a coletiva. “Quanto à Arábia Saudita, a redução de 20% no acumulado do ano tem a ver com a suspensão das 11 plantas a partir de maio. O governo brasileiro está trabalhando para que a situação possa se normalizar, até porque a Arábia Saudita está com preços internos muito elevados em função da falta de produto. Espero que os dois governos possam chegar em um acordo para que possamos voltar aos níveis anteriores e a contribuir para a segurança alimentar do país”, disse.
Sobre o crescimento das exportações para os Emirados Árabes, Rua afirmou que os principais fatores foram o retorno da atividade econômica e o fato de o país ser um hub na região, principalmente para países asiáticos, o que potencializou os volumes enviados. “Os Emirados sempre foram um parceiro de volumes bastante elevados, não vejo uma redução para o ano que vem, talvez uma manutenção”, disse.
De maneira geral, Rua disse que o Brasil vem mantendo estabilidade nos embarques de frango ao Oriente Médio e países árabes. “É um mercado já sedimentado, que tem volumes já conhecidos, e esperamos um incremento para a região, assim como para alguns países da Ásia”, afirmou.
Os países árabes representam hoje 33% do total das exportações de carne de frango brasileiro. Rua estima que essa fatia de mercado deve se manter ou eventualmente até aumentar um pouco. “Podemos chegar até os 35%”, declarou. A Ásia tem 40% do mercado do frango brasileiro, sendo que a China compra, sozinha, 15% do frango exportado.
Rua ainda destacou a atuação do Iêmen, oitavo maior comprador do frango, com crescimento de 5%. “O Iêmen compra um frango inteiro um pouco maior que o vendido para a Arábia Saudita, por exemplo. O vendido aos sauditas tem em média 900 gramas a um quilograma, enquanto o vendido ao Iêmen tem cerca de 1,5 quilograma”, disse. Omã também cresceu cerca de 17%, o Catar, 3%, e a Jordânia 23% no acumulado do ano, segundo Rua.
“Nosso comércio com os países árabes continua acontecendo com muita regularidade e confiança entre as partes e sabendo que muitas empresas brasileiras têm marcas reconhecidas na região. Algumas inclusive têm distribuição própria em Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados. É um mercado consolidado para nós, e seguimos atendendo com o máximo de qualidade, segurança e sanidade”, disse.
Internacional
Na coletiva, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, afirmou que diversos mercados devem influenciar o comportamento positivo das exportações brasileiras de carne de frango. Ele disse que a situação sanitária internacional, com os impactos dos focos de Influenza Aviária no fluxo global de exportações, deve favorecer a posição brasileira como líder mundial das exportações do setor.
A perspectiva de exportações de frango e ovos aos árabes para o ano que vem é positiva, disse Rua. “Muitos países ainda enfrentam a Influenza Aviária, e o Brasil nunca registrou nenhum caso em seu território, continua como um parceiro sólido e estável para a região. Também iremos levar 20 empresas de frango e ovos para a Gulfood, em fevereiro do ano que vem. Esperamos estreitar os laços ainda mais com essa população”, concluiu. A Gulfood é a maior feira de alimentos do Oriente Médio, cuja próxima edição ocorrerá em fevereiro de 2022 em Dubai.