São Paulo – A indústria brasileira aumentou em 20% as exportações de componentes para couro, calçado e artefatos nos primeiros sete meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29) pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). As vendas geraram US$ 253 milhões.
De acordo com a Assintecal, em relação aos mesmos meses de 2019 e 2020, houve crescimento de 18% e 37%, respectivamente, nos valores exportados, o que demonstra uma plena recuperação das perdas provocadas pela pandemia de covid-19. O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, afirma que os dados apontam para o aquecimento da demanda global por calçados.
O principal destino dos componentes brasileiros foi a Argentina. O segundo foi a China e o terceiro Portugal. O estado brasileiro do Rio Grande do Sul foi o maior exportador, seguido por São Paulo e depois pelos estados da Bahia e do Ceará. Componentes para calçados são todos os materiais utilizados na confecção do produto, desde solas, saltos, palmilhas, cabedais, produtos químicos, etc.