São Paulo – As exportações brasileiras de máquinas e equipamentos somaram US$ 1,67 bilhão, no primeiro bimestre, um aumento de 58,7% sobre o mesmo período do ano passado. Em fevereiro, as vendas externas renderam US$ 848,64 milhões, um crescimento de 39,8% em relação ao mesmo mês de 2017. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pela Associação Brasileira da Indústria da Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
De acordo com a entidade, o avanço dos embarques ocorreu em função do mercado externo aquecido, dos esforços feitos pelas empresas para vender lá fora durante período de baixa no mercado interno, e por causa de uma base de comparação relativamente baixa, representada principalmente por janeiro de 2017, quando as exportações somaram a metade do valor registrado no mesmo mês de 2018.
Aumentaram as vendas externas de quase todos os segmentos desta indústria no primeiro bimestre, com exceção de máquinas para a indústria de transformação. O grande destaque foi o grupo de máquinas para logística e construção civil, cujos embarques cresceram 83,3% e responderam por mais de 35% das exportações do setor.
Os principais destinos dos produtos foram países da América Latina, Estados Unidos e Europa, com crescimento significativo nas exportações para as três regiões nos dois primeiros meses deste ano.