Túnis – As receitas das exportações de tâmaras da Tunísia cresceram quase 20% na safra atual em comparação com a passada e bateram recorde, segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura do país árabe nesta terça-feira (08). Desde o início do ciclo, em 1º de outubro de 2016, as vendas externas da fruta renderam 530,4 milhões de dinares tunisianos (US$ 218,3 milhões), contra 445,8 milhões de dinares (US$ 183,5 milhões) na temporada anterior. As informações foram publicadas pela agência Tunis Afrique Presse (APS).
Foram embarcadas 103 mil toneladas na safra atual, incluindo 12 mil toneladas de tâmaras orgânicas, contra 104 mil toneladas no ciclo anterior. Ou seja, as frutas foram exportadas com preços superiores.
Segundo a TAP, o aumento ocorreu em função da busca de novos destinos na África Subsaariana e na Europa Oriental. O maior mercado das tâmaras tunisianas, porém, é o próprio Magreb, região formada pela Tunísia, Argélia, Marrocos, Líbia e Mauritânia. Em seguida vêm a França, Itália, Espanha, Malásia e Alemanha.

