São Paulo – As exportações de automóveis cresceram em fevereiro em comparação com janeiro e com o mesmo período do ano passado. Segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (04) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram embarcadas 36,4 mil unidades em fevereiro, com aumento de 16,7% sobre igual mês de 2015 e de 53,1% em comparação com o mês passado. No acumulado deste ano, foram enviadas ao exterior 60,3 mil unidades, com expansão de 26,8%. Esses embarques reúnem vendas de veículos leves, caminhões e ônibus.
As exportações de máquinas agrícolas, porém, caíram em relação a fevereiro do ano passado. Foram 505 unidades em fevereiro deste ano, e 829 unidades no mesmo mês de 2015. Subiram, contudo, sobre janeiro, quando foram enviadas ao exterior 327 máquinas do tipo. No acumulado do ano, as 832 unidades exportadas representam queda de 39,8% em comparação com 2015 até fevereiro.
Em valores, as exportações de veículos e de máquinas agrícolas somam, segundo a Anfavea, US$ 848,7 milhões, ou 1,1% a mais do que em fevereiro do ano passado e 55% a mais do que em janeiro. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, os embarques atingiram US$ 1,39 bilhão, uma retração de 7,5% em comparação com os valores de janeiro e fevereiro de 2015.
O documento da Anfavea também mostra que foram produzidos 131,3 mil veículos em fevereiro, volume 12,5% menor do que o de janeiro e 36,4% do que o de fevereiro do ano passado. No acumulado do ano, foram produzidas 284,4 mil unidades, uma retração de 31,6% em comparação com os dois primeiros meses de 2015.


