Isaura Daniel
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São Paulo – A indústria brasileira de calçados Grendene aumentou em 41,7% o volume das suas exportações no primeiro trimestre deste ano. A empresa enviou 18,6 milhões de pares de calçados ao exterior entre janeiro e março deste ano contra 13,2 milhões no mesmo período do ano passado. Foram 5,4 milhões de pares exportados a mais no começo deste ano. Entre os compradores estiveram dez países árabes: Arábia Saudita, Egito, Kuwait, Líbano, Omã, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Palestina e Catar.
A receita bruta com exportações ficou em R$ 90,4 milhões, contra R$ 75 milhões no mesmo período de 2007. O aumento foi de 20,4%. Já em dólar, o crescimento foi de 46,3%, de US$ 35,6 milhões para US$ 52,1 milhões. Apesar do aumento da receita, houve queda no preço do calçado exportado: de 15,1% em dólar. Em reais, subiu 3%. A empresa informa que o mercado externo sustentou a sua receita. A Grendene teve receita bruta de R$ 328 milhões entre janeiro e março, 0,6% maior do que nos mesmos meses de 2007.
As exportações compensaram a queda de receita que a empresa teve no mercado brasileiro. A Grendene saiu de uma receita bruta de R$ 251 milhões, de janeiro a março de 2007, para R$ 238,2 milhões no acumulado deste ano até março. A queda foi de 5,3%. Houve aumento nos volumes vendidos, de 5,1% para 19,5 milhões de pares, mas ocorreu uma diminuição do preço médio, em 9,9%. O desempenho no mercado doméstico foi menor do que o esperado.
Por isso, a Grendene pretende continuar investindo nas exportações. Mesmo com preços menores, a empresa cita como vantagens, em exportar, o uso da capacidade ociosa e a consolidação da sua posição em mercados no exterior. “A empresa não pretende diminuir seus esforços de exportação”, informa a Grendene no balança trimestral. A companhia afirma, em nota, que a expansão das vendas externas ocorreu em função da estratégia de segmentação, inovação constante e também de um marketing agressivo.
O desempenho lá fora surpreendeu a companhia positivamente, segundo informações publicadas no balanço trimestral. A Grendene pretende manter sua estratégia de posicionamento e distribuição seletiva da marca de sandálias Melissa. “Hoje podemos afirmar que a Melissa é a marca brasileira de moda com a distribuição mais consistente no mercado internacional”, diz a Grendene. A empresa já fez parceria com a arquiteta iraquiana Zaha Hadid para criação de alguns dos seus modelos Melissa e deve fazer novamente.
A indústria foi criada em 1971, na cidade gaúcha de Farroupilha. A Grendene é atualmente a maior empresa de calçados do Brasil, em volume de produção. Ela é também, segundo informações do seu site, a maior produtora de sandálias do mundo.

