São Paulo – As exportações brasileiras aos países árabes somaram US$ 1,3 bilhão em outubro, um aumento de 58,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) compilados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. "Esse aumento é reflexo da continuidade do crescimento econômico dos países árabes e a estabilidade do preço do petróleo", afirmou o secretário-geral da entidade, Michel Alaby.
Os cinco maiores destinos das vendas brasileiras no mês foram Arábia Saudita, com importações de US$ 276,4 milhões; Emirados Árabes Unidos, com US$ 210,6 milhões; Egito, com US$ 186,9 milhões; Bahrein, com US$ 126 milhões; e Argélia, com US$ 101,2 milhões.
Os principais produtos responsáveis pelo aumento das exportações foram açúcar (US$ 450,5 milhões), minério de ferro (US$ 277,6 milhões), carnes (US$ 273,3 milhões), cereais (US$ 61,9 milhões) e aeronaves (US$ 60 milhões). De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Mercado da Câmara Árabe, Rodrigo Solano, os itens que apresentaram maior crescimento nas vendas foram minério de ferro, com 300,5%, óleo de soja, com 119,2%, e açúcar, com 99,5%.
Além desses, Solano destacou o embarque de US$ 60 milhões em aeronaves para o Bahrein em outubro, o que posicionou o país em quinto lugar nas exportações brasileiras para os países árabes no período de janeiro a outubro. Outro destaque foram as vendas de calçados, que apresentaram aumento de 30% no mês passado em relação a outubro de 2009. As exportações de calçados somaram US$ 3,1 milhões e foram destinadas principalmente para os Emirados Árabes (US$ 1,4 milhão).
Solano destacou também as exportações de máquinas e equipamentos, que renderam US$ 22,1 milhões em outubro, um crescimento de 12,8%. Dentro desse capítulo, o gerente afirmou que o que puxou as vendas foram os embarques de tratores de lagarta, que tiveram um crescimento de 133%. No setor de cereais, o destaque foi para o aumento das vendas de milho, que cresceram 47% em outubro.
“As exportações de milho para os árabes podem ser muito mais fortes nos próximos anos, se for feito um trabalho de promoção do produto brasileiro, pois é um produto com forte demanda nos países árabes. Hoje, as exportações de milho [para os árabes] são irregulares”, afirmou Solano.
US$ 10,1 bilhões
De janeiro a outubro, as exportações brasileiras para os países árabes renderam US$ 10,1 bilhões, um aumento de 32% em relação ao mesmo período do ano passado. Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes, Argélia e Bahrein foram os principais destinos das vendas brasileiras.
Os produtos mais embarcados foram açúcar (US$ 3,2 bilhões), carnes de frango e bovina (US$ 2,72 bilhões), minérios (US$1,85 bilhão), cereais (US$ 304 milhões) e aeronaves (US$ 245,9 milhões).
No acumulado do ano, as importações brasileiras dos países árabes somaram US$ 5,73 bilhões, o que representou um aumento de 31,6% em relação aos dez primeiros meses de 2009. Os principais produtos comprados pelo Brasil foram combustíveis minerais (US$ 4,73 bilhões), adubos e fertilizantes (US$ 549,3 milhões). Os maiores fornecedores foram Argélia, Arábia Saudita, Iraque, Marrocos e Kuwait.