São Paulo – O Brasil exportou 17% mais suco de laranja nos dez primeiros meses da safra 2019/2020 em comparação com o mesmo período da safra anterior. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional de Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) e são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). No total, já foram enviadas ao exterior 914,2 mil toneladas. Em faturamento o aumento é de 4,5%, somando US$ 1,5 bilhão.
Os embarques que têm com destino a União Europeia totalizaram 635,6 mil toneladas, 25% a mais que no mesmo período do ano anterior. O faturamento para esse bloco foi de US$ 1,069 bilhão, 12% acima da safra passada.
Já as exportações aos Estados Unidos tiveram queda de 14% nos 10 primeiros meses do ano-safra, com volume de 147,6 mil toneladas. Em receita, as vendas foram de US$ 238,6 milhões, 22% menores se comparadas com o mesmo período da safra anterior. “Temos visto algumas notícias sobre um forte aumento de consumo no mercado americano, mas ao que tudo indica, esse avanço que, segundo relatórios internacionais, teve início nas primeiras semanas de março, ainda não trouxe qualquer efeito sobre as exportações brasileiras para aquele mercado”, afirmou o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, em nota.
Para a CitrusBR as medidas de distanciamento social adotadas para achatar a curva de contágio da covid-19 têm gerado mudanças no consumo. “Temos a associação de dois fatores importantes neste momento: a presença da vitamina C em nosso produto e mais tempo para as pessoas tomarem café da manhã, algo que não vinha acontecendo antes da pandemia. O suco de laranja foi apresentado para uma geração de consumidores que sequer tinham o hábito de tomar café da manhã, o que consiste em uma grande oportunidade”, concluiu Netto.