Agência Brasil
Brasília – As exportações brasileiras para a América do Sul nos últimos 30 meses praticamente dobraram, com aumento de 98,4%, lembrou hoje (26) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu programa semanal de rádio.
"Estamos exportando produtos manufaturados – é telefone celular, é carro, autopeças – numa demonstração de que isso significa criar mais riqueza para o Brasil, criar mais riqueza para os países da América do Sul, gerar mais empregos no Brasil e gerar mais empregos lá também". A importância da integração entre os países da região será o tema da Cúpula da América do Sul, marcada para quinta (26) e sexta-feira (27) em Brasília.
"A criação da Comunidade Sul-americana de Nações é quase que a unificação de procedimentos, da integração, de discussão do modelo de desenvolvimento, da discussão sobre as estradas, as ferrovias, as parcerias empresariais que nós queremos fazer na América do Sul", disse o presidente. Ele destacou que é importante ter melhores aeroportos, portos e hidrovias que liguem os países da América do Sul para favorecer o comércio. "Isso significa desenvolvimento para todos os países", acrescentou.
Para Lula, o Brasil está caminhando no sentido de viabilizar a integração da região. Um exemplo é a construção da rodovia que liga o país ao Chile e dá saída para o Oceano Pacífico e também um gasoduto em parceria com a Argentina. "Isso gera empregos aqui, gera empregos lá, vai melhorar as exportações", afirmou.
Outros exemplos importantes são a construção da BR 116, que liga Porto Alegre a Fortaleza e já está quase concluída, e da BR 101 Sul que vai do Rio Grande do Sul a Santa Catarina e, segundo o presidente, será "a grande rodovia da integração desses países". As estradas vão facilitar o transporte de produtos para países do Mercosul.

