Isaura Daniel
São Paulo – As exportações brasileiras para os países da Liga Árabe cresceram 51% nos dez primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2003, e alcançaram US$ 3,35 bilhões. O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), Michel Alaby, acredita que as receitas com os embarques para a região podem ficar entre US$ 3,8 bilhões e US$ 3,9 bilhões até o final do ano.
Entre os países que mais colaboraram para o aumento das exportações brasileiras no período estão a Argélia, que passou de compras de US$ 126 milhões para US$ 287 milhões; o Egito, que importou US$ 522 milhões, contra US$ 388 milhões no mesmo período do ano passado; o Marrocos, que saiu de US$ 181 milhões para US$ 279 milhões; e os Emirados Árabes Unidos, de US$ 458 milhões para US$ 609 milhões.
Também a Arábia Saudita, o maior cliente do Brasil entre os países árabes, gastou US$ 669 entre janeiro e outubro deste ano com produtos brasileiros, ante US$ 521 milhões nos mesmos meses de 2003. Já a Síria importou US$ 141 milhões do país, contra os US$ 37,5 milhões nos primeiros 10 meses de 2003. As exportações para todos os países citados aumentaram em mais de US$ 100 milhões no período.
O faturamento mensal das vendas para a região não ficou abaixo de US$ 240 milhões em nenhum mês de 2004. Os produtos mais vendidos, de acordo com Alaby, foram carnes e açúcar. "Se produzíssemos mais, poderíamos exportar ainda mais carne para os países árabes", diz o secretário-geral da CCAB.
Também as vendas de petróleo bruto pesaram nas exportações. Apesar dos árabes serem grandes exportadores da commodity, o Brasil vende para a região, especialmente para os Emirados, um óleo pesado, utilizado na fabricação de asfalto.
De acordo com Alaby, o aumento das vendas está diretamente relacionado ao esforço que o país está fazendo para abrir mercado e promover seus produtos na região, além da vontade dos países árabes de diversificar seus fornecedores.
Pequena queda em outubro
Apesar do aumento do comércio entre janeiro e outubro, houve uma pequena queda no faturamento das exportações brasileiras para os árabes em outubro, se comparado ao mesmo mês de 2003. A receita ficou em US$ 336,6 milhões neste ano, com uma queda de 4,7% em relação aos US$ 353,4 milhões de outubro do ano passado.
De acordo com Alaby, a desaceleração está relacionada ao término das compras para o Ramadã, período religioso que começou em meados de outubro e no qual os muçulmanos fazem jejum durante o dia, mas comem bastante à noite. As comemorações acabam gerando aumento de importações de alimentos e bens de consumo nos meses anteriores. No ano passado, o Ramadã começou mais tarde, no final de outubro.
A diminuição das vendas também está relacionada à queda nas importações de petróleo pesado por parte dos árabes. Como produto é utilizado na fabricação de asfalto, as compras são sazonais.
A desaceleração das vendas de petróleo se refletiu também nas exportações para o Oriente Médio como um todo. Os dados da balança comercial brasileira, divulgados ontem (03) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), mostram que as vendas para a região caíram 14,3% em outubro se comparadas a outubro de 2003.
De acordo com a economista da consultoria Tendências, Amarillys Romano, porém, essa queda não é preocupante, já que em outubro do ano passado as vendas do Brasil para o Oriente Médio já estavam crescendo.
"Mas temos que monitorar isso, pois o Oriente Médio é um mercado importante para o Brasil, é uma região onde há dinheiro e potencial de consumo. Abrimos lá mercados importantes, como o do frango", diz a economista.
Se for levado em conta o período de janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período de 2003, as exportações para o Oriente Médio aumentaram 41,2%. Para a África como um todo, as vendas brasileiras cresceram 44,9%.
Balança comercial
As exportações brasileiras alcançaram US$ 8,843 bilhões no mês de outubro. A cifra significa um aumento de 14,4% sobre outubro do ano passado e queda de 0,89% sobre setembro deste ano. Foi, porém, a segunda maior média diária desde o início do ano. O Brasil faturou US$ 442,2 milhões por dia útil com exportações, valor menor apenas que os US$ 444,2 milhões do mês de junho.
O principal destaque das vendas externas brasileiras em outubro foram os produtos manufaturados, como automóveis, aviões, calçados e autopeças. As exportações de automóveis, por exemplo, aumentaram 31,7% em relação a outubro de 2003 e as de aviões 82,6%. Entre os produtos básicos, as exportações de soja caíram 43% em relação a outubro do ano passado, mas as vendas de carne de frango, por exemplo, subiram 66%.
Entre janeiro e outubro, as vendas brasileiras no exterior somaram US$ 79,1 bilhões, com crescimento de 31% sobre o mesmo período de 2003. Os maiores aumentos de envios ocorreram para o Mercosul (63%), Aladi (50%), África (44,9%), Oriente Médio (41,2%) e União Européia (30,8%).

