Geovana Pagel
São Paulo – As exportações da Chocolates Garoto para o Oriente Médio e Norte da África dobraram desde que a empresa começou a investir em novos mercados, há cerca de um ano.
“Desde o ano passado abrimos mercado em praticamente todo o Oriente Médio e Norte da África. Nestes 12 meses com certeza as exportações para a região dobraram”, afirmou Alain Wehbe, trader da Garoto nos mercados da África e do Oriente Médio.
De acordo com Wehbe, os maiores pedidos de bombons, batons e barras de chocolate ocorrem na época do Ramadã, quando a comunidade islâmica jejua durante o dia e promove jantares fartos pela noite. O final do Ramadã, que ocorre normalmente entre os meses de outubro e novembro, é comemorado com festas e trocas de presentes.
Wehbe nasceu no Líbano, reside no Brasil há 20 anos e fala árabe fluentemente. Segundo ele, o domínio da língua árabe foi fundamental para o fechamento de novos contratos. “O comerciante árabe gosta de negociar pessoalmente e sente muito mais confiança quando conversa com alguém do mesmo idioma”, contou.
A fabricante de chocolates, com 75 anos de existência, foi comprada pela multinacional norte-americana Nestlé em fevereiro de 2002. Tem duas unidades fabris em Vila Velha, no Espírito Santo, e gera 3 mil empregos.
A empresa que fabrica mais de 30 mil toneladas de chocolates por ano, exporta 30% de sua produção para mais de 50 países, além de manter escritórios nos Estados Unidos e Argentina.
Os Estados Unidos continuam sendo o maior mercado importador da Garoto, onde são consumidas 3,1 mil toneladas por ano, seguido da Argentina, com 1,5 mil toneladas.
Cerca de 75% dos embarques são de produtos acabados, que garantem maior rentabilidade. Os 25% restantes correspondem a cobertura de chocolate.
A Garoto é líder absoluta em tabletes de chocolate no Brasil e vem ampliando sua presença no segmento de bombons. A empresa também está investindo em outros dois segmentos, o de achocolatados e de confeitos.
Feiras
No exterior, o atendimento é feito por representantes autorizados, como é o caso da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. Parte dos contatos para exportação acabam surgindo em feiras.
"Na Sweet Brazil 2004, feira do setor de chocolates e confeitos que ocorreu em Curitiba, tinha fila de árabes para visitar o estande", contou Wehbe.
Em 2004, a Garoto também esteve presente em feiras da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Associação Paulista de Supermercados(Apas), da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) e Feira da Indústria de Panificação (Fipan).
Contato
Arábia Saudita – Riad
Ibrahim Alshanifi for trading & Contracting Est.
Telefone: (966 1) 406 6266
Emirados Árabes Unidos – Dubai
Al Rowad Trading CO.
Telefone: (971) 4 261 1939 / 261 1949

