Geovana Pagel
São Paulo – A Massey Ferguson, uma das marcas da AGCO Corporation do Brasil, exporta para o mercado árabe desde o início da década de 1980. Vinte anos depois, as vendas de colheitadeiras e tratores para países como Arábia Saudita, Iraque, Líbia, Egito e Síria, antes esporádicas, tornaram-se mais constantes e aumentaram cerca de três vezes. Outros mercados também foram conquistados.
"A partir de 2000 passamos a fazer vendas regulares para Arábia Saudita, Emirados Árabes, Síria, Iraque e Egito", disse o gerente de marketing do produto exportação, Francisco Delamare.
“Em 2004 tivemos um ano muito bom. Acabamos de enviar 140 unidades para a Líbia de um contrato de 200 unidades. Também estamos aguardando uma negociação de 130 tratores para a Arábia Saudita, que deve ser confimada nos próximos dias”, contou.
De acordo com Delamare, as vendas para o mercado árabe são realizadas por meio do escritório da AGCO na Inglaterra. Segundo ele, são exportados tratores de 51 cavalos a 120 cavalos de potência. Já as colheitadeiras enviadas para os países do Oriente Médio e Norte da África são, em sua maioria, do modelo MF 3640. “Exportamos em média 10 unidades por ano, principalmente para Emirados, Líbia e Síria”, garantiu.
O gerente ressaltou ainda que os mercados árabes são bastante exigentes. A Arábia Saudita, por exemplo, exige certificação no padrão internacional. Já a Líbia exige que os equipamentos sejam pintados de verde e tenham seu logotipo alterado.
“Para a Líbia os tratores e colheitadeiras são enviados montados e também em regime CKD, para serem montados no país importador”, completou.
No Brasil, a Massey Ferguson gera 2.700 empregos diretos e fatura em média US$ 550 milhões. Cerca de US$ 250 milhões são receita de exportação. As unidades fabris estão localizadas em Canoas e Santa Rosa, ambas no estado do Rio Grande do Sul.
O grupo
A AGCO Corporation é um dos maiores fabricantes e distribuidores de equipamentos agrícolas do mundo, atuando em mais de 140 países com uma linha completa que inclui tratores, colheitadeiras, implementos de preparo de solo, para fenação e forragem, plantadeiras e pulverizadores.
Fundada em 1989, é herdeira de uma tradicional empresa do setor, a Allis-Chalmers, dos Estados Unidos.
No Brasil o grupo opera diversas marcas. Algumas têm uma trajetória que se confunde com a própria história da mecanização agrícola, como é o caso da Massey Ferguson.
Massey Ferguson
Os tratores são os mais vendidos em todo o mundo, oferecendo soluções para cada necessidade do produtor. É uma linha completa, com opções que vão dos 12 aos 255 cavalos de potência.
As colheitadeiras, por exemplo as novas Massey Ferguson 34 e 38, trazem inovações como o monitoramento via satélite da produção, Datavision – computador de bordo e sistemas como o High Flow, que permite a colheira de um grão muito mais limpo.
Massey Industrial
A AGCO do Brasil também atua no mercado de máquinas industriais, oferecendo retroescavadeiras e empilhadeiras nas marcas MF e Maxion, com potência de até 86 cavalos. Estes equipamentos são reconhecidos no mercado por sua facilidade de operação, excelente relação custo/benefício e alto desempenho nas tarefas mais pesadas.
Contato
Telefone: 55 51. 473.7000
Site: www.massey.com.br

