São Paulo – O Sudão obteve US$ 83,7 milhões com receitas da exportação da pecuária e piscicultura de janeiro a abril deste ano, de acordo com informações publicadas na agência de notícias oficial do país, a Sudan News Agency (Suna), com base em dados fornecidos pelo Ministério de Recursos Animais. Os animais e seus produtos ocupam o segundo lugar entre os itens mais exportadas pelos sudaneses.
De acordo com o ministério, foram enviadas ao exterior nos quatro primeiros meses deste ano 473,2 mil cabeças de animais pelo Sudão, sendo 386 mil ovelhas, 42,6 mil bovinos, 42 mil camelos e 2,6 mil cabras. Também foram exportadas 5,4 mil toneladas de carne fresca, 398 mil peças de couro e 75 mil toneladas de pescado.
Os grandes mercados do Sudão no exterior neste segmento são os países árabes e do Golfo e a China. A Arábia Saudita é um dos mais importantes compradores de produtos sudaneses na área. Notícia da Suna reporta que apenas em dois dias desta semana, na quarta-feira (25) e quinta-feira (26), o país árabe embarcou 14,5 mil ovelhas e 239 camelos ao mercado saudita. O Sudão fica na África.