São Paulo – As exportações brasileiras de biscoitos somaram US$ 114 milhões no ano passado, o que representou um aumento de 24,5% em relação a 2007. Em volume, o crescimento foi de 4,1%, o que representa 46 mil toneladas. Os dados foram divulgados ontem (20) pela Associação Nacional da Indústria de Biscoitos (Anib).
Os principais mercados compradores dos biscoitos brasileiros foram Angola, que representou 22% do total; Paraguai, com13%; Argentina, com 9%; Uruguai, com 8,9%; e Estados Unidos, com 7,7%. A diferença em relação a 2007 foi que o Uruguai ultrapassou os Estados Unidos no ranking. Na lista dos maiores compradores também estão Inglaterra, Alemanha e França.
Os produtos mais exportados foram os biscoitos recheados, que representaram 38% do total, e waffers, com 30%. O setor terminou o ano com embarques de 1,17 milhão de toneladas, contra 1,13 milhão em 2007. A estimativa para 2009 é de um crescimento de 2,2% nos volumes embarcados. "Quanto ao valor, deveremos acompanhar a inflação", afirmou o vice-presidente da Anib, José dos Santos dos Reis, segundo nota da entidade.
De acordo com a associação, em termos absolutos o Brasil se manteve como o segundo maior mercado de biscoitos do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Já no quesito consumo, o país ocupa o 12º lugar, com uma média por capita de seis quilos por ano.

